Como fazer o cartão BOM especial?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Para obter o Bilhete Especial, o interessado deverá obter o Laudo Médico em uma Unidade de Saúde Credenciada em seu município, agendar dia e horário para atendimento e comparecer à EMTU/SP com todos os documentos necessários.

Para obter o Cartão TOP Especial, o interessado deverá: 1) Obter o Laudo Médico em uma Unidade de Saúde Credenciada em seu município. 2) Agendar dia e horário para atendimento: Telefones: 5021-3838, 5021-4224 ou 5021-4343, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou.

É concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

O documento é emitido na hora e gratuitamente. Para realizar o serviço, o interessado deve comparecer a uma das unidades do programa com a Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência recente (de no máximo três meses), todos originais.

A partir do dia 01/02/2021, devido ao decreto governamental 65.455, de 30 de dezembro de 2020, está mantida a gratuidade para pessoas com 65 anos ou mais, nas passagens dos ônibus e intermunicipais da EMTU e nos trens do Metrô e CPTM.

Idosos, gestantes, obesos e pessoas com deficiência têm direito ao Bilhete Único Especial. O cartão pode ser utilizado nos validadores dos ônibus municipais, da CPTM e do Metrô.

- Especiais: pessoas com deficiência, renais crônicos, transplantados, hansenianos, portadores de HIV e outras doenças crônicas têm direito ao Cartão Especial, aceito em linhas municipais, ônibus convencionais e no VLT (1 hora de uso). Devem estar em tratamento continuado. Benefício é concedido também a acompanhante.

Requerimento de Passe Livre Intermunicipal; Laudo de avaliação fornecido por profissional habilitado no Sus – com CID 10 da patologia; Ficha da avaliação socioeconômica.

Com o Formulário de Solicitação preenchido e demais exames complementares em mãos agende o seu comparecimento em um dos Postos de Atendimento ou faça a solicitação online através do site: sptrans.com.br/atendimento.

Como solicitar o benefício no Cartão TOP
A solicitação pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos mais de 80 estabelecimentos credenciados, distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

A solicitação também pode ser feita pelo site (cartaobom.net). Nele, é só selecionar o ícone do chat de atendimento, que fica no canto inferior direito, e informar nome completo, telefone, e-mail e CPF para ser atendido. Ambos os canais (site e Whatsapp) funcionam 24 horas por dia, todos os dias.

Para solicitar o cartão TOP acesse um dos canais abaixo:
WhatsApp do TOP: (11) 3888-2200.

Realize o procedimento através da central de atendimento pelo 0800 77 11 800 ou 3888 2200, que é também é whatsapp. Para solicitar a segunda via do seu cartão TOP Mastercard* (função conta digital e crédito) basta entrar em contato com o 3888 2200 e escolha a opção crédito.

E nos bloqueios do metrô/trem é de 30 minutos. Pessoas com 60 a 64 anos também têm direito ao benefício da gratuidade, mas devem desembarcar pela frente apresentando documento de identidade. A partir do dia 01/02/2023, os idosos com 60 a 64 anos poderão carregar a gratuidade no Bilhete Único que já possuem.

Basta apresentarem o comprovante de renda (de até 2 salários mínimos) e o documento de identidade para ter direito ao benefício. Contudo, a carteira facilita o acesso ao direito, por isso o sistema gera a carteira também para as pessoas que têm outros meios de comprovação de renda.

Cartão que garante gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, concedido às pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Ou seja, pessoas nessa faixa etária, ficam dispensadas do pagamento da passagem de ônibus.

Cartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM nº 3, de 09 de junho de 2004, garantindo assim a isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da região Metropolitana de São ...

Como disse, o Top foi criado para atender os passageiros de todas as linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Metrô e CTPM. Assim como o Bom, ele também oferece um desconto de R$ 1,50 na integração.

A Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto do Idoso, garante a gratuidade no serviço de transporte coletivo urbano e no transporte intermunicipal de característica suburbana às pessoas maiores de 65 anos.