Como fazer o cálculo de ventilação?

Perguntado por: acortes9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Para calcular a ventilação, basta dividir o valor obtido na cálculo da iluminação em dois, resultando em 0,75m² (1,5/2). Lembrando que para ambientes com maiores dimensões, estes valores poderão ser distribuídos em mais de um janela.

O cálculo de renovação de ar se dá pela fórmula: T = Q/V, onde Q é a vazão em metros cúbicos por segundo, V o volume em metros cúbicos e T a taxa de renovação do ar.

A taxa na qual o ar flui através de um ambiente retirando o calor, é função da área de entrada e saída de ar, da velocidade do vento e da direção do vento em relação às aberturas.

O controle da MAP deve ser feito pelo volume pulmonar ideal, que corresponde de 8 a 9 espaços inter- costais visualizados ao raio X de tórax. Os volumes pulmonares maiores podem levar à diminuição do débito cardíaco e aprisio- namento de ar.

É defeso abrir janelas, ou fazer eirado, terraço ou varanda, a menos de metro e meio do terreno vizinho. Do estudo do supramencionado dispositivo, verificamos que a lei é clara e direta quando determina que é proibido a abertura de janelas, eirado, terraço ou varanda a menos de um metro e meio do terreno vizinho.

Em geral, as janelas dos quartos e das salas costumam ser instaladas a 1,10m do chão, as das cozinhas a 1,50m e as dos banheiros a 1,80m.

Altura ideal de uma janela
A distância entre o piso e a parte de baixo de uma janela é chamada de peitoril e o seu tamanho padrão deve ser de 1,10m. Se utilizarmos como exemplo uma janela de 1 m, a altura total do chão até o topo será de 2,10 m.

O conceito de ventilação
A ventilação consegue controlar, dentro de certos limites (pois não é climatização com ar condicionado), temperatura, umidade ambiente, grau de pureza e velocidade de escoamento compatíveis com as exigências fisiológicas para a saúde e bem-estar humana.

EXEMPLO: Em uma ambiente de 10m quadrados é preciso de 500 lúmens por m² (valor da tabela abaixo): 10×500=5000 lúmens. Conceito para a definição da quantidade de luz para cada ambiente.

E para fazer o cálculo, você deve multiplicar o número de metros quadrados do ambiente por 600. O resultado deve mostrar qual é a potência ideal do aparelho que o cômodo precisa. Por exemplo, se você quer climatizar uma sala com 20m², o cálculo é: 20 m² x 600 = 12.000 BTU/h.

Para calcular o número de exaustores, ou seja, quantos exaustores por metro serão necessários. Ao multiplicar a largura x altura x comprimento do ambiente você encontra o volume de ar. Para realizar uma troca de ar de 20 vezes por hora, multiplique o volume de ar por 20 e encontre a vazão necessária de seu exaustor.

A proporção ar/combustível com 20% de excesso de ar = 12,8 x 1,20 = 15,36 : 1. Se a composição do combustível e a composição dos produtos de sua combustão são medidas, o excesso de ar pode ser calculado.

Volume minuto (MV) – Volume total de gás mobilizado durante um minuto, sua fórmula é MV = f x VT. Fração inspirada de oxigênio (FIO2) - Proporção de oxigênio contida no ar inspirado, no caso aqui no ar fornecido pelo ventilador, podendo variar de 21% a 100% (0,21 a 1,0).

Uma respiração é administrada a cada 6 segundos (10 respirações/minuto) sem interromper a compressão torácica em adultos; bebês e crianças recebem respirações a cada 2 a 3 segundos (20 a 30 respirações/minuto).

Tipicamente, o fluxo necessário para obter adequada pressão média de vias aéreas e manter ventilação minuto apropriada está entre 20 e 40 L/min. Deve ser obtido uma ou duas horas após início e tão freqüentemente quanto 6 ou 8 horas até estabilização.

Há duas formas de encontrar a auto-PEEP, uma delas é subtraindo a total da extrínseca (seu valor é a da PEEP ajustada no monitor). O cálculo fica Auto-PEEP = PEEPt – PEEPext.

A PEEP a ser escolhida deve ser aquela na qual encontramos a maior complacência pulmonar, supostamente pela melhor relação entre minimizar a atelectasia e evitar sobredistensão.

É proibido construir janelas a menos de um metro e meio do terreno vizinho. O Código Civil traz normas sobre o direito de construir e determina que o proprietário tem liberdade para construir o que quiser em seu terreno, desde que respeite as normas administrativas de construção e não viole o direito dos vizinhos...

As cercas de grades ou alambrados, com altura minima de 1,20m, deverão ser fixadas de modo a não permitir o afrouxamento das mesmas, sendo obrigatório a construção de muros de alvenaria de 0,40m sob o alambrado.