Como fazer o cálculo de ração?

Perguntado por: apilar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Como calcular a quantidade de ração para cachorro

  1. Para o cachorro que pesa entre 1 a 4 kg, oferece de 55 gramas a 95 gramas de ração diariamente. ...
  2. Cachorros que pesam entre 4 a 8 kg, um pouco maiores, ou cachorros adultos de porte pequeno devem consumir entre 95 gramas a 155 gramas de ração por dia.

Em média, os cães médios necessitam de, pelo menos, 160 a 270 gramas de ração diárias. Cães adultos de grande porte (entre 25 e 50 quilos), que praticam 30 minutos de atividades físicas por dia, devem consumir 1230 calorias diárias.

Normalmente, representa-se a matéria seca em porcentagem e varia muito de alimento para alimento. Por exemplo, o milho em grão seco, normalmente utilizado nas rações, tem cerca de 90% de matéria seca, pois para cada 100 gramas de milho, cerca de 10 g é umidade e 90 g é matéria seca.

Tenha ciência que uma xícara de chá de 200 ml contém cerca de 70 g de ração. Assim fica mais fácil para medir o tanto de comida! Porte miniatura: cães muito pequenos, de 1 a 4 kg, são considerados de porte miniatura e comem pouco mesmo.

Rendimento = Peso líquido cru x Fator de cocção. Utilizado para calcular a modificação no peso do alimento que passa pela etapa de remolho (imersão em água).

Estoque mínimo da ração = prazo do fornecedor x média das vendas diárias + 20% margem de erro. Arredondando, temos o valor de 8 unidades de estoque mínimo para essa determinada ração. Então conforme as vendas forem acontecendo, quando chegar em 8 unidades restantes no estoque, está na hora de você fazer um novo pedido.

Para que você consiga calcular as calorias dos alimentos, deve multiplicar a quantidade, em gramas, de cada porção do alimento (proteínas, carboidratos e gorduras) pelo seu valor calórico.

Mas qual é a maneira certa de alimentar um cão para que ele fique satisfeito e não tenha problemas de saúde? Segundo a médica-veterinária Marianna Justo pós-graduanda em endocrinologia e metabologia de pequenos animais, os cães adultos devem comer de duas a três vezes ao dia e os filhotes de três a quatro vezes.

Quando dividimos 15.000 gramas por 80 gramas, sabemos que a embalagem de 15 kg de ração dura cerca de 187 dias.

3 a 4 kg: 45g a 60g; 5 a 6 kg: 60g a 75g.

Nessa ordem, as rações para cães adultos apresentaram, em média, 16,9%, 20,9% e 27,8% de proteína, 9,7%, 10,5% e 15% de gordura, 6,4%, 2,9% e 1,1% de fibra e 1,9%, 1,9% e 1,4% de Ca.

  1. % ASE = ASE(g)
  2. ASA(g)
  3. * 100.
  4. % MST = % ASA* % ASE.
  5. 100.

Ração é a quantidade total de alimento que um animal ingere em 24 horas, e ração balanceada é aquela que contém nutrientes em quantidade e proporções adequadas para atender às exigências orgânicas dos animais.

FAO/OMS: P é peso. Mifflin-St Jeor: P é peso, A é altura em centímetros e I idade em anos. É a mais precisa para estimar o GEB tanto em individuos eutróficos, como em sobrepeso e obesos.
...
Como calcular o gasto energético.

Nome da EquaçãoFórmula
Cunningham (MLG)(22 x MLG) + 500
Tinsley (MLG)(25,9 x MLG) + 284
Tinsley (P)(24,8 x P) + 10

Determine o custo por porção dos pratos
Para isso, faça a soma do custo de todos os ingredientes para uma porção. Por exemplo, para servir 12 porções de feijoada em um restaurante, é preciso comprar 1 kg de feijão preto a um preço de 6 reais. Temos, então, o custo de 50 centavos (6÷12) de feijão por prato.

Ao elaborar um cardápio, o nutricionista deve levar em consideração aspectos como perfil dos comensais, diferenças regionais, costumes, safra dos alimentos, recomendações nutricionais, custos, viabilidade de preparo, além de buscar agradar indivíduos que, em essência, são diferentes (VELOSO; SANTANA, 2002).

150 gramas = 1 xícara (chá). 75 gramas = 1/2 xícara (chá). 37,5 gramas = 1/4 xícara (chá). 9 gramas = 1 colher (sopa).

Para chegar a esse resultado, deve-se multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir o resultado pelas vendas líquidas. Exemplo: R$ 8.000,00 (lucro líquido) x 100 / R$ 10.000,00 (vendas líquidas) = 80% de retorno para cada real da receita líquida.

Assim, na tabela, coloque cada componente do produto e a quantidade prevista para a fabricação de uma unidade. Em seguida, cadastre o preço unitário de cada um desses componentes. Depois, multiplique o valor da matéria-prima pela quantidade utilizada em cada produto para obter o CPV unitário.

O PL representa a parte aproveitável do alimento na receita. O FC calcula-se com os valores do peso bruto (considerando a quantidade total dos ingredientes utilizados na receita) e líquido pela seguinte fórmula: FC = PB/PL.

Como armazenar ração adequadamente? Para aprender como armazenar ração, tenha em mente que todo alimento deve ser guardado bem fechado. Para manter a crocância e o sabor, guarde a comida em um recipiente bem lacrado, em temperatura que não ultrapasse os 35°C nem receba luz solar.