Como fazer o cálculo de liquidez geral?

Perguntado por: ribrahim . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

Liquidez geral = (Ativo circulante + Realizável de médio e longo prazo) / (Passivo circulante + Exigível em médio e longo prazo).

O cálculo da liquidez corrente é a divisão do ativo circulante pelo passivo circulante da empresa. Se o resultado for acima de 1, é sinal que a empresa está com boa saúde financeira, pois tem caixa para pagar praticamente todas as obrigações no curto prazo.

ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL
Ele é dado pela relação entre o ativo circulante somado ao realizável a longo prazo e o passivo circulante mais o exigível a longo prazo. Conforme o balanço patrimonial que estamos usando como base temos então: ILG = (1.864.043,38 + 18.177,94) / (110.012,76 + 12.636,00) = 15,35.

O que é liquidez financeira
Quer um exemplo? A poupança é um investimento de alta liquidez, porque você tem acesso ao dinheiro sempre que precisar, em questão de minutos. Já os imóveis são exemplos de baixa liquidez, porque você só terá acesso ao dinheiro quando conseguir vender o imóvel, o que pode levar meses.

  1. Tem pressa em acessar os lucros dos seus investimentos? ...
  2. Índice de Liquidez Imediata = Disponibilidades / Passivo Circulante.
  3. Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante.
  4. Liquidez Seca = (ativo circulante – estoque) / passivo circulante.

A fórmula utilizada para calcular o índice de solvência geral é bastante simples: (LL+Dp)/P, onde “LL” é o lucro líquido adquirido pela empresa no final do período. O “Dp” é a depreciação dos bens e “P” são os passivos (dívidas) que a empresa possui a curto e a longo prazo.

liquidez corrente: ligada aos compromissos de curtíssimo prazo; liquidez seca: representa a capacidade de pagamento em curto prazo; liquidez imediata: assim como a anterior, ligada aos compromissos de curto prazo; liquidez geral: gira em torno das obrigações de longo prazo.

CCL = ativo circulante (AC) – passivo circulante (PC)
Sendo assim, para calcular o CCL, primeiro é necessário ter os valores do ativo circulante e do passivo circulante, ou seja, fazer o cálculo das contas a pagar e a receber da empresa no período de até um ano.

Em geral, um exemplo de liquidez corrente considerada saudável está acima de 1,0. Assim, considera-se a empresa capaz de honrar suas obrigações financeiras de curto prazo.

O grau de liquidez no mercado financeiro trata-se de uma medida que indica a capacidade de um ativo ou investimento ser convertido em dinheiro. Dessa forma, o indicador mostra a facilidade de comprar ou vender no mercado.

Você pode descobrir qual a liquidez de uma ação em portais de análise fundamentalista. A informação pode estar apresentada como “volume médio de negociações”, “liquidez média diária” ou algo semelhante.

Como calcular a análise horizontal? O cálculo da análise horizontal é extremamente simples. Basta dividir o valor atual pelo seu valor anterior (também chamado de valor base). Assim, encontra-se o valor da variação entre os períodos de avaliação.

Como calcular a rentabilidade? Principais indicadores

  1. Margem Bruta = (Lucro bruto / Receita total) x 100.
  2. Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita) x 100.
  3. ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.
  4. ROA = (Lucro operacional / Ativo total) x 100.

Os números-índice, uma medida simplificada entre um valor e um ponto de referência calcula-se assumindo que o valor deve ser multiplicado por 100 e dividido pelo valor de referência.

O FI – Fator de Insolvência de Kanitz – éobtido por meio da seguinte fórmula: FI = 0,05A + 1,65B + 3,55C – 1,06D – 0,33E Onde: A = Rentabilidade do Patrimônio Líquido: lucro líquido/patrimônio líquido; B = Liquidez Corrente: ativo circulante (+) realizável a longo prazo/exigível total; C = Liquidez Seca: ativo ...

É considerado um ativo realizável a longo prazo aquele que só se tornará líquido em um prazo maior que um ano: ou seja, são ativos que já podem ser previstos em orçamentos e planejamentos financeiros, mas que ainda não entraram em circulação.

Dessa maneira, a liquidez está relacionado com a grau de negociabilidade de um ativo e a velocidade de converter em dinheiro. Vale lembrar que somente a velocidade da conversão em dinheiro não é suficiente para caracterizar um ativo como de boa liquidez.

Existe uma grande diferença entre liquidez e rentabilidade. Em síntese, a liquidez é a capacidade de converter uma aplicação em dinheiro. Já a rentabilidade é o quanto você irá ganhar ao realizar certo investimento.

Continuar lendo Como adicionar liquidez?