Como fazer o cálculo de IG?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O método mais simples de calcular a idade gestacional é pela data da última menstruação, a DUM:

  1. Conta-se a quantidade de dias desde o primeiro dia da última menstruação;
  2. Depois disso, divide-se por 7. Assim, sabemos a idade gestacional em semanas;
  3. O resto da divisão é o número de dias.

Pela Regra de Näegele, deve-se somar sete dias ao primeiro dia da última menstruação e subtrair três meses ao mês em que ocorreu a última menstruação. Nos casos dos meses de janeiro a março, adicionar nove meses em vez de subtrair três.

No Caminho da Enfermagem
Considera-se como idade gestacional (IG), o tempo provável de gestação até o nascimento, medido pelo número de semanas entre o primeiro dia da última menstruação e a data do parto.

Como calcular a idade corrigida? A idade corrigida é a idade cronológica menos as semanas que faltaram para completar as 40 semanas de gravidez. É simples de calcular: se o seu parto ocorreu com 32 semanas de gestação, seu bebê foi considerado prematuro de 8 semanas ou 2 meses.

Classificar o recém-nascido (RN) quanto ao seu peso, idade gestacional (IG) e estado nutricional é importante na identificação das morbilidades mais comuns nos RN.

A Idade Gestacional (IG), pode ser determinada antes ou depois do nascimento. No pré-natal ela é importante para determinar a Data Provável do Parto (DPP).

A idade gestacional, para os obstetras, é calculada a partir do primeiro dia da última menstruação. A partir desse dia, a gestação dura 40 semanas. De uma forma muito prática: você pega o dia da última menstruação no calendário corrido, a 40ª é a data provável do parto.

É medida desde a sínfise púbica até o topo do útero. Após 20 semanas de gravidez, a medida da altura uterina frequentemente coincide com o número de semanas de gestação. Por exemplo, se você está gravida de 27 semanas, seu médico espera que sua altura do fundo uterino seja de aproximadamente de 27 centímetros.

Regra de Naegele e a data provável de parto
A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM).

DDP e a Primeira lei de Ohm
A primeira lei de Ohm mostra que a ddp (U) pode ser determinada matematicamente como o produto da resistência (R) do material pela corrente elétrica (i).

Ela deve ser contada a partir do primeiro dia da data da última menstruação – identificada pela sigla DUM – e não da concepção. Isso porque é um pouco difícil de definir o momento exato da fecundação. Afinal, os espermatozoides, antes de atingirem o óvulo, conseguem viver até sete dias no corpo da mulher.

Símbolo de imunoglobulina, de que existem 5 classes, por ordem decrescente da concentração sanguínea e identificadas pelas letras G (IgG), A (IgA), M (IgM), D (IgD) e E (IgE). As imunoglobulinas são proteínas com localizações e funções específicas de anticorpo.

idade gestacional (IG) geralmente se refere ao feto ou bebê em formação, ainda na barriga da mãe.

Cálculo da IG através da DUM
A IG (Idade Gestacional) sempre é calculada em semanas. Tendo o conhecimento da DUM (Data da Última Menstruação), o próprio casal pode calculá-la. Para isso, basta contar de sete em sete dias, partindo do dia seguinte à própria DUM.

Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM (data da última menstruação) é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.

O que é considerado um percentil normal? Não existe um percentil normal e outro “anormal”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

A variação do percentil considerado normal é ampla, vai de 10 a 90. “Bebês abaixo do percentil 10 são ditos pequenos para a idade gestacional (PIG, na sigla médica), enquanto os maiores de 90, grandes”, afirma Piassi.