Como fazer o cálculo de bioimpedância?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

Ele consiste em uma avaliação da distribuição do peso, informando quantos quilos daquela pessoa são gordura, massa muscular, densidade óssea e água, por exemplo. O teste de bioimpedância é rápido e costuma durar menos de cinco minutos.

Para fazer o cálculo da porcentagem, é preciso dividir um valor sobre o outro para que você saiba quanto de um valor representa em relação ao outro. Por exemplo, 15 representa 25% de 60, pois 15/60 = 0,25 (0,25 x 100 = 25%).

A conta é bem simples: peso / (altura x altura). Ou seja, se você é uma pessoa com 1,80m de altura e pesa 80kg, a equação seria a seguinte: 80 / (1,8 x 1,8) = 24,69.

Com ela, você pode descobrir qual é o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que é o que determina a obesidade. O cálculo é feito da seguinte forma: divide-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

35%

Para as mulheres adultas e saudáveis, em média o ideal seria ter cerca de 25 a 35% de massa muscular, quanto mais tiver, mais saudável estará o organismo. Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Para homens, o percentual deve ser acima de 33%.

Gordura visceral
O número normal de referência pode variar entre 1 e 59, sendo considerados saudáveis os resultados de 1 a 12, e prejudiciais os níveis entre 13 e 59.

Observe se a flacidez diminuiu, se a pele está mais firme e se as roupas entram melhor. Isso quer dizer que seu corpo está trocando a gordura por músculos! Dessa maneira, é importante não se prender totalmente à balança.

Método de impedância bioelétrica (BIA)
Além disso, a BIA é um método de avaliação não invasivo, prático e rápido para ser executado, exige pouca manutenção do equipamento e possui margem de erro entre 2 e 3% para porcentagem de gordura corporal.

Assim, para saber a composição do corpo, basta subir descalço e sem meias na balança de bioimpedância, como a Tanita, ou e segurar uma placa de metal a frente do corpo, que pode existir em um outro tipo de aparelho menor.

Como ter resultados mais precisos com a Bioimpedância?

  1. Não ter ingerido nenhum tipo de bebida alcoólica nas 48 horas antes do exame;
  2. Urinar antes de realizar o exame, para estar com a bexiga vazia;
  3. Evitar comer, beber café e fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
  4. Usar peças leves e pequenas.

O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

1º passo – Identificar as grandezas e construção da tabela. 2º passo – Analisar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º passo – Aplicar o método de resolução correto para cada um dos casos, e, por fim, resolver a equação.

para calcular o percentual de gordura:

  1. Cálculo da Densidade Corporal para 7 dobras (Pollock 7 dobras):
  2. Cálculo do percentual de Gordura Corporal:
  3. G% = [(4,95 / DENS) – 4,50] x 100.
  4. Siri, 1961.

Peso (homem) = (0,98 x CPA) + (1,16 x AJ) + (1,73 x CB) + (0,37 x DCSE) – 81,69 Peso (mulher) = (1,27 x CPA) + (0,87 x AJ) + (0,98 x CB) + (0,4 x DCSE) – 62,35 CPA: circunferência da panturrilha (cm) Page 5 Apostila de Avaliação Nutricional 5 AJ: altura do joelho (cm) CB: circunferência do braço (cm) DSE: dobra cutânea ...

É um cálculo realizado a partir da divisão do peso do paciente (em quilos, Kg) pela sua altura (em metros) elevada ao quadrado (m2).

Em uma substância simples, para determinar o seu equivalente-grama, basta dividir sua massa molecular pelo número de elétrons compartilhados na ligação entre os elementos que formam a substância.

Se você tiver o valor em gramas e o preço praticado pelo quilo do produto, e quiser saber quanto pagar pelas gramas em questão, basta multiplicar as gramas em questão pelo preço praticado por quilograma, e dividir tudo por mil.

Qual o peso ideal para 1,60 m? O peso ideal para 1,60 m deve ser entre 47,4 kg e 63,7 kg, isso de acordo com o índice de massa corporal. Essa é a faixa de peso ideal para 1,60 feminino, ou seja, com IMC entre 18,6 e 24,9 kg/m². Uma mulher com resultado menor ou maior que esse é considerada fora do peso saudável.

Sabemos que 1,80m equivale a 180 centímetros. Utilizando a formula de Lorentz: O “pesoideal de um homem que tem 1,80m de altura é 72,5 Kg.

Valores normais de BCM proporcional à massa magra estão na faixa de 53 a 59% para homens e 50 a 56% para mulheres (18 a 75 anos). Porcentagens de células abaixo desses valores (sem edema visível) podem ser indicadores de desnutrição e distrofia muscular.