Como fazer o cadastro do Fundo de Garantia?

Perguntado por: vchaves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 3 votos

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

O aplicativo FGTS, disponível para Android e iPhone (iOS), permite consultar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e emitir o extrato analítico no celular.

Caso você queira fazer todo esse processo de forma online, a função está disponível desde fevereiro de 2020. Para isso, acesse o aplicativo FGTS e consulte os valores liberados. Em seguida, solicite o saque, onde será preciso indicar uma conta de sua titularidade, que pode ser de qualquer banco.

5 dias

Quando o trabalhador já tiver conta bancária de qualquer instituição financeira cadastrada no app FGTS, o dinheiro entrará de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA. Também neste caso, basta informar a quem vai transferir o dinheiro para você o número da conta e a agência.

Aplicativo FGTS
Segundo a Caixa, o App FGTS é o mais prático e rápido para verificar o extrato e o histórico de depósitos do FGTS. E ele está disponível para celulares com sistema Android ou ioS. Ao se cadastrar, o usuário tem acesso aos seus extratos, solicitações de saque e outras opções de serviços.

Qual o valor do depósito? O valor será o correspondente a 8% (oito por cento) do salário bruto pago ao trabalhador. Para os contratos de trabalho firmados nos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%.

Quem não tem direito a sacar o FGTS? Todos os trabalhadores que firmaram contrato de trabalho após 05/10/1988, Empregados Domésticos, Trabalhadores Rurais, Trabalhadores Temporários, Trabalhadores Intermitentes, Trabalhadores Avulsos, Safreiros, Atletas Profissionais e Diretores não empregados têm direito ao FGTS.

Com a formalização do salário mínimo a R$ 1.320 em 2023, todo trabalhador que tem o piso nacional como remuneração passa a receber mensalmente um depósito de R$ 105,60 na conta do FGTS.

Consultar saldo pelo Caixa Tem

  1. Abra o aplicativo Caixa Tem e clique em “Entrar no Caixa Tem”;
  2. Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
  3. Digite sua senha do aplicativo e clique em “Entrar”;
  4. Selecione o benefício que você deseja consultar.
  5. Clique na opção “Mostrar saldo” na barra azul.

Se o valor do FGTS não foi depositado, ou se esta abaixo do esperado, houve um erro por parte dos antigos empregadores, que não depositaram corretamente. Isso ocorreu porque há falta de informação e também falta de interesse por parte das empresas, que deixaram de recolher os valores nas contas de seus funcionários.

Documentos necessários para o saque: • Carteira de Trabalho; e • Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado; e • Número de inscrição PIS/PASEP/NIS; e • Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho- TQRCT ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho -THRCT.

Para informações do FGTS, baixe o aplicativo APP FGTS, disponível nas lojas de forma totalmente gratuita.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência.

O trabalhador que já tem direito, mas ainda não conseguiu fazer o saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) precisa ficar atento. A maioria dos cerca de 42 milhões de trabalhadores receberá o dinheiro automaticamente, na conta poupança social digital da Caixa.

Mas como sacar o FGTS na lotérica? Para isso, será necessário levar o Cartão Cidadão e a senha pessoal para ter acesso ao dinheiro do benefício. Ainda, nos caixas eletrônicos que ficam dentro de agências da Caixa, também é possível sacar sem possuir o Cartão Cidadão.