Como fazer o cabelo para de feder?

Perguntado por: umelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Bicarbonato de sódio

  1. misture uma parte de bicarbonato de sódio em três partes de água;
  2. enxágue o cabelo com água e aplique esta pasta sobre ele;
  3. deixe agir cinco minutos e, em seguida, lave-o bem.

Lavando o cabelo com xampus medicados
Alcatrão, enxofre ou zinco costumam ser colocados em xampus anticaspa, então comece a procurar por esse tipo. Essas substâncias podem ajudar a eliminar as bactérias causadoras de maus odores no seu couro cabeludo.

Excesso de suor ou oleosidade
Um primeiro fator frequentemente relacionado ao mau cheiro no couro cabeludo é a produção exacerbada de sebo ou suor. O sebo é produzido pelas glândulas sebáceas; o suor, pelas glândulas sudoríparas. As glândulas sebáceas fazem parte da estrutura do folículo piloso.

Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho. Para dar brilho, misture em um copo d'água, uma colher do vinagre de maçã. Depois dos cabelos lavados e condicionados, aplique a mistura, retire o excesso de água e não enxágue, deixe secar naturalmente.

O cabelo deve ser lavado, de preferência, em dias alternados ou a cada dois dias, para manter o couro cabeludo limpo e livre de caspa. No entanto, cabelos muito secos podem ser lavados apenas 1 ou 2 vezes por semana, enquanto fios oleosos ou de pessoas que transpiram muito devem ser higienizados com maior frequência.

Para quem gosta de perfumar os fios, a boa notícia é que muitas marcas já desenvolveram fragrâncias específicas para o cabelo. Assim, você pode se jogar nos perfumes sem medo de danificar a fibra capilar, pelo contrário, alguns produtos são desenvolvidos com ativos que tratam o cabelo.

A seguir, serão descritas as principais aplicações do bicarbonato de sódio para o cabelo.

  • Higienização dos fios. ...
  • Esfoliação. ...
  • Neutralização de odores. ...
  • Produto natural. ...
  • Ressecamento dos fios. ...
  • Irritação do couro cabeludo.

Se não for possível questionar alguém íntimo sobre o hálito, faça um teste sozinho. Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Se ao fim desse teste o seu pulso estiver com um cheiro ruim, é possível que você tenha mau hálito.

Dicas para perfumar os cabelos

  1. #1 Lavar bem os fios. Os cuidados primários com os cabelos são essenciais para a manutenção de um visual sempre vistoso e perfumado. ...
  2. #2 Invista em produtos de qualidade. ...
  3. #3 Hidrate com aromas. ...
  4. #4 Não use perfume com álcool. ...
  5. #5 Não fique dias sem lavar.

Passe perfume na sua escova.
Há muitas opções de perfumes disponíveis para esse fim e eles são a melhor escolha. Também dá para usar perfume comum de vez em quando, mas, como ele não é feito para o cabelo, pode deixar os fios oleosos ou secos, portanto não exagere na frequência.

Em resumo: Para determinar quantas vezes lavar o cabelo, é importante saber se ele é seco ou oleoso. Cabelos secos podem ser lavados menos vezes, mas necessitam um reforço na hidratação. Já os cabelos oleosos devem ser lavados mais vezes.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

O vinagre é um ótimo anti-resíduos porque é menos ácido que um shampoo feito para isso e mais ácido que seu shampoo comum, então ele vai tirar toda a oleosidade e restos de produtos, sem agredir os fios. Ele também pode ajudar no balanceamento do pH do couro cabeludo e é um ótimo antibacteriano e anti-inflamatório.

O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!

Aplique o shampoo no couro cabeludo e faça movimentos circulares na região com a ponta dos dedos. Isso ajuda a remover resíduos e sujidades, e evita que você machuque a região. Em seguida, “puxe” o produto para o comprimento do seu cabelo, evitando esfregar os fios para não quebrá-los.

Segundo a médica, dormir com cabelo molhado não causa caspa, mas piora o quadro de quem já tiver o problema, pois a umidade facilita o crescimento dos fungos. Portanto, o melhor horário para lavar o cabelo é pela manhã.

Para manter os fios sempre bem cuidados, após a lavagem com shampoo, alterne entre o condicionador e a máscara. Escolha a máscara de acordo com as necessidades dos seus cabelos. Existem opções para fios coloridos, ressecados, com escova progressiva e por aí vai…

O Truque da Escova: cabelo cheiroso já!
Não é legal aplicar perfume (o “normal”) diretamente no cabelo, mas um truque que funciona muito bem é borrifar o perfume nas escova e, em seguida, pentear os fios. O cabelo fica super cheiroso, e a vantagem é que o cheiro não vai “brigar” com o do seu perfume “do corpo”, sabe?

E no cabelo? Agora, quando estamos falando especificamente sobre os cabelos do bebê, será que também não é recomendado o uso do perfume? Sim, existe a mesma recomendação de não se usa-lo até os dois anos de idade, mesmo nos cabelos.

Continuar lendo Como Feder menos?