Como fazer o bebê ficar com outras pessoas?

Perguntado por: lgentil . Última atualização: 17 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Para começar a acostumar o bebê com a sua ausência, deixe-o sob os cuidados de outra pessoa por alguns minutos. A princípio, deixe-o com alguém que a criança já conheça e esteja acostumada. Em seguida, deixe-o por períodos maiores de tempo e em ambientes menos familiares.

Como ajudar o bebê a estranhar menos o ambiente na viagem

  1. Leve o objeto de estimação do bebê
  2. Comece -- e termine -- o dia cedo.
  3. Crie uma rotina.
  4. Dê alimentos a que seu filho esteja acostumado.
  5. Fique sempre perto de uma "base"
  6. Deixe seu filho gastar bastante energia.
  7. Tenha paciência: a adaptação demora alguns dias.

O início, no entanto, pode ser bem antes: já a partir do 4º mês, quando o bebê começa a perceber que a mãe é uma pessoa distinta dele, apesar de depender dela inteiramente, e isso se transforma em um temor de que ela desapareça ou o abandone. É comum que o bebê chore quando a mãe sai de seu campo de visão.

Quando o bebê não quer ir com alguém é importante não o forçar e não o deixar chorando sem amparo. “O entendimento do bebê sobre as coisas é muito diferente do de outras pessoas. Isso pode gerar uma angústia e um desconforto tamanho, que terá mais consequências negativas que positivas.

Quando a criança diz não gostar de alguém, alguns adultos podem acreditar que elas estejam no “mundo da fantasia”, de acordo com a psicóloga. Mas, é fundamental ligar o radar e dar ouvidos aos sentimentos delas. “Nem tudo é tão imaginário assim. Por isso, os pais devem dar ouvido e priorizar a ação da criança.

A criança prefere a mamãe porque viveu dentro do seu útero durante 40 semanas ou mais. Foi ela quem forneceu alimentos, transmitiu oxigênio, e protegeu a criança.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Por que ela acontece? Ela surge porque o bebê começa a se dar conta de que a mãe é uma outra pessoa separada dele, apesar de depender inteiramente dela, e com isso cria um temor de que ela desapareça ou o abandone. Por isso, o bebê chora quando a mãe sai de seu campo de visão.

Tratamento. Não existe um tratamento específico para o estresse infantil, o que deve ser feito é identificar o que está estressando a criança e diminuir as atividades. Além disso, é preciso deixar a criança se desenvolver para que na fase adulta não sinta dificuldade diante dessas situações.

A falta de cuidados, de atenção, de afeto, a alimentação insuficiente ou o excesso de exigências também. São imensos os fatores que podem desencadear stress no bebé. Não há nada como estar atento aos possíveis sinais de alerta.

estranhamento. com pessoas que não se conhecem tão bem ele é normal. a qualquer criança o que muda o comportamento da criança Algumas crianças são mais reservadas Então em vez de elas fazerem um escândalo.

“Mesmo que não enxergue muito bem ao nascer, o bebê 'percebe' a mãe desde o início”, explica o pediatra neonatal Luiz Renato Valério, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Além do olhar, esse reconhecimento, de acordo com o especialista, se dá também por meio do cheiro, da voz e do toque.

  1. Olhar fixo. Desde o momento que ele nasce, você está sendo observada. ...
  2. Opinião que importa. A partir dos 9 meses, seu bebê vai tentar dividir todos os desejos com você. ...
  3. Sempre perto. Seu filho fica aflito quando você não está por perto. ...
  4. Sorriso pede sorriso. ...
  5. Confiança e aconchego.

Confira a seguir a lista com as 7 fases em que o bebêmais trabalho e demanda mais atenção.

  • Primeiro mês do recém-nascido.
  • Os primeiros 3 meses.
  • Nascimento dos dentes e introdução alimentar.
  • Angústia de separação, entre o mês 7 e 8.
  • Aprendizado dos primeiros movimentos.
  • Momentos em que está doente.
  • Começo da independência.

Quando o bebê vê olhos e rosto de seus pais, ele começa a fazer associações: entre nutrição e nutriz, entre as vozes e as pessoas, entre um sorriso e o que significa ser feliz ou amado, etc.

Demonstração do amor pelo bebê
Apesar de amar os pais praticamente desde o nascimento, até os oito meses de vida o bebê demonstra seu amor de uma maneira mais sutil. Algumas dessas demonstrações podem ser olhar para os pais e sorrir e chorar quando deixa o colo dos pais para ir com outras pessoas.

Dicas

  1. Fique feliz e sorria com frequência quando estiver com um bebê.
  2. Entenda que, às vezes, os bebês naturalmente gostar ou não gostam de alguém.
  3. Cuide deles. ...
  4. Passe bastante tempo com eles. ...
  5. Preste atenção a qualquer humor que ele tiver, principalmente quando tiver sido desencorajado por outras pessoas.

Bebé dos 9 aos 12 meses
Manifesta carinho com abraços e mimos principalmente pelos pais.

Ficar sozinho, cheiros fortes e ser ignorado são coisas que seu bebê definitivamente não gosta. Bebês definitivamente não gostam de ser ignorados. “Ninguém gosta de ser ignorado. Os bebês mais ainda, pois estão em desenvolvimento e não tem tantos recursos como nos adultos para chamar a atenção.

Algumas síndromes podem dificultar o contato físico entre filhos e pais, é verdade, mas o simples fato isolado de a criança não gostar de carícias não quer dizer nada. “Pode acontecer com os maiores, à medida que se tornam mais independentes”, afirma a psicóloga Vera Iaconelli.

Quando a mãe diz que o neném se parece mais com o pai, trata-se de uma "manipulação social" destinada a reforçar no companheiro a crença que é o pai da criança, concluem os autores do estudo.