Como fazer o bebê dormir com a boca fechada?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se respira pela boca durante o dia, pode estar fazendo o mesmo quando dorme. Para mudar esse hábito, tenha consciência de como respira ao longo do dia. Se estiver usando a boca para respirar, feche-a e tente respirar pelo nariz conscientemente.

Uma boa dica é oferecer mordedores e brinquedos de silicone, pois são seguros para os bebês e ajudam a satisfazer o impulso de colocar objetos na boca.

A apneia do sono em bebê acontece quando a criança deixa de respirar momentaneamente enquanto está dormindo, levando à diminuição da quantidade de oxigênio no sangue e no cérebro. Ela é mais frequente no primeiro mês de vida e afeta especialmente bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer.

Isto significa que até aos 6 meses, aproximadamente, os bebés não conseguem respirar pela boca e são forçados a respirar pelo nariz, sendo portanto necessário evitar situações que causem a obstrução deste órgão.

Conclusão: no primeiro mês de vida, a posição da língua dos bebês sem alteração do frênulo lingual tendeu a permanecer elevada no repouso, contrapondose ao que a literatura afirma. Já, nos bebês com alteração do frênulo lingual, a língua tendeu a se manter baixa na cavidade oral durante o repouso.

Os bebês nascem com um forte reflexo de sucção e instinto para se alimentar. Parte desse reflexo é o reflexo de empurrar a língua, no qual os bebês colocam a língua para fora para evitar engasgar e ajudar a agarrar o mamilo.

Quando a criança estiver usando alguma dessas fórmulas lacteas (exemplo NAN), é recomendada a oferta apenas de água nos intervalos, até os 6 meses.

Nos bebês que nascem com língua presa, a fina faixa de tecido que conecta o lado inferior da língua à boca é mais curta que o normal. Com isso, a língua, que normalmente repousa abaixo do céu da boca, fica presa ao assoalho da cavidade bucal, o que pode impedir os bebês de se alimentar corretamente.

Quem respira muito pela boca não tem filtração, aquecimento e umidificação do ar inspirado, o que pode gerar repercussões pulmonares negativas, além de contribuir para a entrada facilitada de agentes contagiosos. A laringe e a traquéia também sofrem o risco de serem comprometidas.

Inspire lentamente pelo nariz, levando em torno de 5 segundos para a ação. Observe no processo se o ar está indo para a região do abdômen, estufando a barriga e não elevando o tórax ou ombros.

Como estimular o contato com o bebê
Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade. No entanto, isso não significa que todos sejam capazes de fazer isso nesta idade.

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

4 – Soprar no rosto do bebê
De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

Como desentupir o nariz do bebê

  1. Dar um banho morno. ...
  2. Aplicar gotas de soro fisiológico. ...
  3. Aspirar com uma seringa de bulbo. ...
  4. Umidificar o ambiente do cômodo. ...
  5. Colocar um travesseiro embaixo do colchão.

Quando puxam o seu próprio cabelo, ou enrolam com as mãos, estão simplesmente a entreter-se. Se estiverem ansiosos, pode ser uma forma de aliviar o stress. À medida que forem crescendo vão acabar por deixar de o fazer. Se persistirem e o fizerem com frequência deverá consultar o pediatra.

A criança que respira pela boca, está mais sujeita a infecções das vias aéreas superiores. Além disso, quando o ar passa a entrar e sair pela boca e não pelo nariz, vão ocorrendo alterações nos ossos da face, nas arcadas dentárias e no posicionamento correto dos dentes.

Deitado de barriga para cima; Coloque a cabeça do bebé apoiada, ligeiramente, para trás e rodada; Coloque o soro fisiológico na narina do lado para o qual a cabeça do bebé está rodada; Repita este processo na outra narina, rodando a cabeça do bebé para esse lado.

Com auxílio de uma gaze, segure e puxe levemente a linguinha de seu bebê , se você perceber alguma “pelinha “ unindo a porção anterior da língua ao assoalho da boca, ou perceber, através desse movimento, que a ponta língua da criança fica esbranquiçada ou em formato de coração, provavelmente seu filho sofre de freio ...

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.