Como fazer o acorde C7 no teclado?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

O mais comum para fazer esse acorde é usar os dedos 1-2-3-5, sendo o número 1 o dedo polegar e o número 5 o dedo mínimo (mindinho).

Lembre-se de que as notas de acorde são aquelas que formam a tríade ou tétrade do acorde. Vamos tomar como exemplo o acorde C7M. Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M.

Um acorde com sétima é uma tétrade, ou seja, um acorde com 4 notas, sendo: fundamental, terça, quinta e sétima. Mas temos também o acorde com sétima maior: C7M, menor com sétima Cm7, e assim por diante.

Sustenido no teclado e piano
Por exemplo, se você pressionar a tecla branca D no teclado, a próxima tecla preta à direita será D# (ou Ré sustenido em português), que é um semitom mais alto do que D. Isso significa que, ao pressionar a tecla D#, você estará tocando a próxima nota mais alta na escala musical.

A 7ª nota da escala de Dó Maior é Si, mas calma ainda precisamos classificar qual sétima é. Essa forma de pensar é rápida porque você pode contar nos dedos a 7ª nota, não se esquecendo dos acidentes que podem aparecer. Neste caso a 7ª nota da escala de Sol Maior é Fá#.

A sua mão direita, para tocar o acorde com 3 notas, como o acorde maior e menor, irá utilizar os dedos onde os números combinem com os graus. Por exemplo, em um acorde maior (1º – 3º – 5º), utilize os dedos 1 – 3 – 5 na mão direita. Já na mão esquerda, você vai tocar apenas o 1º e o 5º grau.

Um acorde maior será sempre formado por Tônica, Terça Maior e Quinta Justa. Já o acorde menor possui a mesma tônica e quinta que o maior, e o que muda será a terça. Portanto, um acorde menor será sempre formado por Tônica, Terça Menor e Quinta Justa.

Acorde de Dó Maior com Sétima no violão.

Para encontrar a sétima menor é só diminuir um tom de dó. Quando diminuimos um tom de dó chegamos no sib. Só falta acrescentar o sib ao acorde de dó.

Você também já sabe que a formação de um acorde maior é: a nota tônica (1), a terça (3) e a quinta (5) notas da escala. Vamos à prática, para o acorde de Dó Maior (C): A escala maior é: Dó – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Dó …e assim continuamos…

A tríade de sol maior, proveniente da escala de sol maior, é composta com sétima maior – a nota fá sustenido.

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.

Iremos fazer uma conta fácil : Pra abranger toda a graduação cromática, teríamos, contando somente os acordes naturais maiores e também menores, 24 acordes. Suponhamos que teríamos ao menos 10 posições pra qualquer um deles. Só aí são já 240 acordes.

Os acordes diminutos podem ser usados como acordes de passagem (por exemplo, C#° pode ser colocado entre um C e um Dm adjacentes numa melodia) ou como um substituto para um acorde dominante (A#° pode ser utilizado para substituir A7), entre outros usos.