Como fazer nitrato de potássio em casa?

Perguntado por: ebarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 20 votos

Preencha um dosador grande com 70 ml de água — que esteja quente, mas não a ponto de ferver. Depois, leve-a à vasilha com o nitrato de amônio e mexa bem. Transfira a água devagar para evitar respingos e possíveis acidentes. Continue mexendo até o nitrato de amônio dissolver completamente na água quente.

O composto químico nitrato de potássio é um nitrato cuja fórmula é KNO3.

O nitrato de potássio também é conhecido como salitre e, na agricultura, é utilizado como fertilizante suprir as demandas de nitrogênio e potássio das plantas.

Entre as principais fontes destaca-se o adubo mineral ureia, devido a sua alta qualidade física e maior concentração de nitrogênio.

A produção de nitratos pode ocorrer por meio de algumas reações inorgânicas, como de adição ou ácido-base. O nome nitrato foi dado em razão de esse ânion ser produzido a partir do ácido nítrico e, pelas regras da Iupac, caso um ácido possua sufixo -ico, seu ânion possuirá sufixo -ato.

Esse componente químico é um conservante encontrado em carnes processadas, como mortadela, salame, presunto e outras.

Os nitratos estão presentes em depósitos minerais naturais, enquanto os nitritos são formados por micro-organismos do solo que decompõem matéria orgânica de origem animal. Hortaliças como espinafre e rúcula costumam ter alto teor de nitrato, assim como aipo, beterraba e cenoura.

O Cloreto de Potássio, também conhecido como KCl, está entre os fertilizantes potássicos mais usados na agricultura. Mas, porque ele é tão utilizado como adubo? O Cloreto de Potássio é um dos adubos que tem mais potássio e disponibiliza rapidamente os nutrientes para as plantas.

O sulfato de potássio, apesar do baixo potencial salino por unidade de K2O, entre as fontes citadas, é a que apresenta a mais baixa solubilidade. O nitrato de potássio tem sido utilizado por apresentar alta solubilidade e potencial salino inferior ao do KCl (Tabela 2).

Onde encontrar potássio para as plantas? O potássio é encontrado no solo na forma mineral, principalmente em minerais primários (feldspato, biotita e muscovita). Ainda, podemos encontrar esse mineral na forma de cátion na solução do solo. Em que, em alguns casos é uma das formas mais disponíveis de potássio.

Sulfato de potássio (K2SO4)
Ele é muito utilizado como fonte de potássio e enxofre para as plantas.

A aplicação pode ser feita de duas formas, sendo posicionada ou disseminada. A posicionada é feita no momento do plantio, localizando o fertilizante a aproximadamente 7 cm da lateral da semente e 5 cm abaixo dela. Já a disseminada resulta em boa parte do potássio aplicado permanecendo no topo de 2 cm ou 5 cm do solo.

Pode parar já de jogar as cascas de bananas fora, elas são ótimas para enriquecer o solo. "Para usar a banana como adubo, triture a casca e a polpa e enterre ao redor da planta. A banana é uma ótima fonte de potássio", ensina Gabriela Pileggi, paisagista à frente do Jardineiro Fiel.

Vinhaça

Vinhaça: produzida nas destilarias de álcool, é rica em potássio, podendo também conter bons teores de nitrogênio, enxofre, matéria orgânica e alguns microelementos.

O fertilizante NPK 04-14-08 apresenta maior concentração de fósforo e potássio, possui um elevado complexo de macronutrientes e age diretamente na nutrição das plantas, melhorando o metabolismo e ativando o equilíbrio nutricional das plantações.

– A presença de nitrato na água pode causar ainda hipotensão postural (devido à vasodilatação), dores de cabeça, diarreia e mal-estar. OBS: aspectos geológicos nos locais de lençóis hídricos podem interferir na maior ou menor contaminação dos poços de água para consumo humano.

A beterraba é rica em uma substância chamada nitrato. Este nitrato é um precursor da produção óxido nítrico no corpo. Assim, sendo um ótimo benefício da beterraba para esportistas. Uma das propriedades do óxido nítrico é a vasodilatação, ou seja, aumenta o fluxo sanguíneo.

Considerado como um bom fertilizante nitrogenado para a nutrição das plantas, o nitrato de amônio é usado em diversas culturas do Espírito Santo. Devido ao seu baixo risco, é vendido livremente em lojas do setor agropecuário, principalmente como fertilizante simples ou em formulações, que apresentam ainda menor risco.

As reservas de sais de potássio no Brasil estão localizadas em Sergipe e no Amazonas. Em Sergipe, nas regiões de Taquari/Vassouras e Santa Rosa de Lima, as reservas medidas de silvinita (KCl + NaCl) totalizaram, em 2010, 485,1 milhões de toneladas, com teor médio de 9,7% de K2O equivalente.

Comprar Cloreto de Potássio com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Cloreto de Potássio em todo do Brasil.