Como fazer multiplicação de raízes?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Na multiplicação ou divisão com radiciais de mesmo índice realiza-se a operação com os radicandos e mantém-se o índice do radical. A potência da raiz pode ser transformada no expoente do radicando para que a raiz seja encontrada.

A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes.

Regras da Radiciação
Quando o radical possui índice igual ao expoente do radicando, o resultado dessa raiz será igual à base do radicando: Primeira propriedade. Essa propriedade é aplicável sempre que o índice for um número natural e o radicando não negativo. Além disso, se o radicando for negativo e o índice ímpar.

Portanto, o resultado para essa multiplicação é 2.

Se trata da operação inversa da potenciação. Assim, calcular a raiz quadrada de um número n é descobrir qual número elevado ao quadrado resulta em n. Por exemplo, a raiz quadrada de 9 é igual a 3, pois, 3² é 9.

Resposta verificada por especialistas. Perceba que se tirar a raiz de 3 e somar os valores, não vai encontrar o msmo resultado que tem a raiz de 6.

5 raiz de 3 é igual a 8,66025403784.

Para encontrar a raiz de uma potência, você só tem que seguir os seguintes passos:

  1. Separe a base.
  2. Divida a expoente da potência pelo índice.
  3. Deixe o radicando elevado ao resultado da divisão entre o expoente e o índice.

A definição nos diz que a raiz quadrada de um número real a é o número b se, e somente se, o número b elevado ao quadrado for igual ao número a, ou seja, temos que imaginar um número que, ao quadrado, resulte no número dentro do radical.

3 vezes raiz de 3 é igual a 5,20.

Por que raiz de dois vezes raiz de dois tem como resultado raiz de quatro (multiplicação de raízes, multiplica-se o que está dentro das raízes), e a raiz de quatro é igual a dois.

¾ (três quartos) que corresponde ao decimal 0,75.

Encontramos o 3, pois 3 x 3 x 3 = 27. Logo a raiz é 3.

Quando nos depararmos com uma raiz de outra raiz, basta conservar o radicando e multiplicar os índices das raízes.