Como fazer mudas de Samambaiaçu?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

1 – Retire a planta do vaso e limpe a terra das raízes; 2 – Em seguida, separe as touceiras com suas próprias mãos; 3 – Plante as mudas que você separou em vasos preenchidos com terra e matéria orgânica. Certifique-se de deixar a planta em locais sombreados e regar sempre que estiver seca.

Plantio. Antes de realizar o plantio da samambaia é importante fazer uma camada de drenagem no vaso. Ela pode ser feita colocando uma camada de brita, argila expandida, isopor ou pedaços de telha no fundo do vaso. Em seguida, adiciona-se em todo o vaso, até a borda, o condicionador de solo classe A.

Água. As samambaias gostam de umidade, mas não gostam de solo encharcado. Se deixarmos o solo de samambaia muito encharcado corre o risco de suas raízes apodrecerem e você perder a planta.

Sim, o adubo caseiro é uma boa opção para quem pensa no meio ambiente e ainda quer economizar. Aí, entram em ação ingredientes que normalmente vão parar no lixo. Casca de ovo, casca de banana, borra de café viram uma misturinha riquíssima em nutrientes para sua samambaia, sua suculenta, sua orquídea...

É através dos nutrientes que as plantas realizam o seu crescimento radicular e foliar, coloração esverdeada das suas folhas e aumento das brotações. Essa adubação deve ser feita utilizando-se Fertilizantes foliares diluídos em água e aplicados nas folhas, uma vez a cada 7 ou 15 dias, com o uso de um pulverizador.

Por galhos
Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três pares de folhas e fazer um corte na base do talo. Para a divisão de touceiras, retire um pedaço da sua planta com a raiz.

Samambaia de espada

Samambaia de espada é a que mais aguenta sol
De todas as plantas que podem ficar no sol, a samambaia de espada é a que mais aguenta os raios solares. Por ser altamente adaptável, ela também pode crescer à meia-sombra ou até mesmo em plena sombra.

Essas são plantas muito resistentes e podem ser cultivadas nos mais diversos locais, inclusive, direto no chão. Não há segredo para que você saiba como plantar samambaia no seu jardim. Certifique-se de que a terra tenha os nutrientes necessários. Cave um buraco e insira a muda.

Rega: samambaias amam umidade, então a rega pode se dar até três vezes na semana durante o verão ou períodos de seca, molhando abundantemente seu substrato. Porém tome cuidado para não deixar o vaso encharcado, pois essas situações colaboram com o crescimento de fungos e apodrecimento das raízes da sua planta.

É fácil podar samambaias. Fazê-lo no começo da primavera, antes que o novos brotos comecem a nascer, é uma boa ideia, mas não se preocupe se eles já tiverem crescido. Corte as folhas mortas e secas sempre que elas aparecerem se estiver cultivando sua samambaia dentro de casa.

Além de um solo úmido, as samambaias precisam que o substrato seja rico em material orgânico e nutrientes. A melhor opção é adquirir produtos que contenham fibra de coco na fórmula, pois ajuda a deixar o terreno mais drenável.

Samambaia gosta de substrato úmido
Essas plantas não curtem correntes de vento e adoram umidade. Lembra que elas quase sempre eram cultivadas em xaxins? Os antigos vasos desse material mostram o tipo de substrato que uma samambaia ama: poroso, segurava a umidade sem deixar água acumular.

Samambaia. A Samambaia é uma planta que estimula a área da prosperidade e, devido a sua característica de crescer para baixo, deve ser usada com sabedoria.

Garanta que a terra esteja enriquecida com adubo orgânico, preferencialmente com alto teor de cálcio. A farinha de osso e a casca de ovos são opções que vão contribuir para que a planta cresça com saúde. Outro cuidado tão importante quanto adubar o solo é, como dito acima, manter a umidade.

O uso da borra de café nas plantas é uma excelente forma de fornecer nutrientes, já que ela é rica em nitrogênio, carbono e matéria orgânica. Além disso, ela é levemente ácida, o que ajuda no fortalecimento do solo.

Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.

A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem.

As samambaias são plantas epífitas, assim como as orquídeas, e adoram ficar sobre arvores e outras superfícies na natureza. Como elas tomam bastante água, evite vasos de cerâmica que retêm água na parede do vaso. Aposte nos vasos de plástico ou de fibras vegetais, molhando todos os dias a terra da sua samambaia.

Samambaia Americana (Nephrolepis exaltata)
Dessa forma, elas ficam bem em um vaso suspenso em um ambiente espaçoso, pois as folhas crescem para cima e com o tempo ficam pesadas e descem. Por isso, quanto mais espaço, mais bonitas e exuberantes as samambaias americanas ficam!

Mantenha a sua planta com a luz ideal: Se elas estiver com a folhas queimadas ou amareladas, é sinal de que ela está recebendo excesso de luz do sol. Nesse caso, procure um local à meia sombra para que ela possa se recuperar.