Como fazer muda de orquídea pelo caule?

Perguntado por: dcaldeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

Uma das maneiras de fazer a reprodução de orquídeas é através do caule. Nesse caso, é preciso que o caule já esteja com raiz brotando. Assim, é necessário cortar o caule com a raiz brotando e colocá-lo em um vaso preparado com substrato para orquídea.

Corte a haste da orquídea, caso ela tenha secado por completo, e aguarde-a emitir uma nova haste floral – após um ano, aproximadamente.

As melhores orquídeas para plantio em tronco são as epífitas. Elas se alimentam de água, matéria orgânica e luz. Entre elas, a orquídea Phalaenopsis é a mais famosa, mas também há outras opções, como a Cattleya e Dendrobium. Independente o tipo escolhido, a recomendação é que faça o plantio sempre depois da floração.

Para fixar, use um material macio que não estrangule ou corte a orquídea. O ideal é amarrar a parte contento substrato e raízes, deixando-as firme ao tronco. Pode-se tirar o excesso de substrato se for o caso.

Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso. No entanto, é importante que a haste seja cortada quando as raízes do keiki tiverem cerca de 5 centímetros de comprimento.

primavera

A primavera é a estação para reenvasar orquídeas — a maioria delas. A mudança de vaso e a substituição do substrato pode ser stressante para a planta e deverá ser feito com algum cuidado. Consoante o tipo de orquídea, devemos saber escolher o melhor vaso, o substrato e a melhor altura para reenvasar.

As raízes para cima da orquídea não devem ser cortadas. A não ser que elas se quebrem ou fiquem muito secas. Nesse caso, você pode usar uma tesoura esterilizada e aplicar própolis ou canela na “ferida” para evitar infecções.

Bom para o plantio. Lua Cheia, momento de colher o que se plantou, é a plenitude do cultivo, com formação de hastes e afins. Lua Minguante, neste período a seiva é atraída para baixo, favorecendo o crescimento das raízes.

Como fazer a orquídea florir?

  1. 1 – Aplique adubo mineral ou orgânico. O ideal é realizar a aplicação de adubo regularmente, seja ele mineral (o conhecidíssimo NPK) ou orgânico. ...
  2. 2 – Considere o tipo de orquídea. ...
  3. 3 – Proporcione a luminosidade adequada. ...
  4. 4 – Faça testes com a luz natural. ...
  5. 5 – Dicas extras.

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

As orquídeas podem florir até três vezes por ano e suas flores duram até três meses.

Quanto à rega, deve ser borrifada água uma vez por semana, sempre verificando se o substrato está úmido. A orquídea, quando bem adaptada, apresentará filamentos brancos, sinal de novas raízes que com o tempo fixarão a planta no tronco.

Ou seja, se a planta não for do tipo epífita, não há como cultivá-la desse modo. A propósito, a orquídea pode ser plantada tanto em tronco seco, como em árvore viva.

As orquídeas precisam de manutenção após o plantio, para que durem e floresçam por mais tempo. Você pode plantar orquídea na terra, mas é preciso acertar na adubação e nas regas.

Os Troncos de Árvore podem atuar em mesas de centro, mesinhas de canto, base de apoio, prateleiras, armários, móveis, balcões, bancadas e outros adereços decorativos que deixam a casa muito mais interessante!