Como fazer muda da suculenta orelha de elefante com a folha?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Como fazer muda: sua propagação acontece por meio de folhas, mudas ou estacas. Para isso, corte uma folha suavemente e não deixe nenhuma parte no caule. A folha usada deve ficar em um solo seco para criar muda. Depois, é só transferir para o substrato definitivo.

Popularmente conhecida como orelha-de-elefante, a Alocasia wentii é uma ótima opção de planta para purificar o ar da sala de estar ou do quarto. A espécie originária do sudeste da Ásia aprecia solos úmidos e locais de muita luminosidade.

Deve ser cultivada sob meia sombra ou abundante luz indireta, em substrato arenoso, perfeitamente drenável e enriquecido com matéria orgânica, próprio para plantas suculentas e cactáceas. As regas devem ser abundantes porém espaçadas, permitindo que o substrato seque bem entre uma irrigação e outra.

A inflorescência da orelha-de-elefante é do tipo panícula de tirsos, com pequenas flores amarelas e muito perfumadas. Após a floração, que pode durar até uma ano, a planta morre, não sem antes deixar muitas pequenas mudas que surgem de sua base.

Para que a pata-de-elefante esteja sempre bonita, é necessário manter uma irrigação moderada, já que ela prefere o solo mais seco do que úmido. Por ser uma planta que exige poucos cuidados, você não precisa se preocupar em realizar podas e a adubação pode ser feita a cada dois meses.

As suculentas atraem positividade, felicidade e momentos de grande alegria para o seu lar. A sua simples presença faz com que o ambiente fique mais puro e mais limpo, impedindo assim que as energias negativas entrem no seu corpo e na sua alma e que estraguem o seu dia.

Modo de preparo

  1. Bata os quatro primeiros ingredientes no liquidificador.
  2. Tempere a massa com queijo ralado à gosto e sal, se achar necessário.
  3. Coloque em uma forma de pequena à média, untada.
  4. Leve ao forno (nunca marquei o tempo necessário para assar, vigie).
  5. A massa vai estufar.

Opte por água da chuva ou água sem calcário. A rega no verão deve ser mais frequente, enquanto no inverno deverá ser mais espaçada. É aconselhado que borrife as suas folhas frequentemente ou que as limpe com um pano humedecido.

A rega precisa ser bem espaçada, principalmente no inverno. Independentemente da periodicidade, só devemos regar quando o substrato estiver extremamente seco. É muito fácil matarmos cactos afogados, por excesso na frequência das regas. A multiplicação deste cacto orelha de coelho é bastante rápida.

A suculenta orelha de elefante pode se multiplicar por estacas de folhas, por filhotes e por sementes. A suculenta orelha de elefante pode ser propagada por meio de folhas destacadas da planta mãe. Essas folhas quando colocadas na terra formam raízes em suas extremidades e podem gerar novas mudas com o passar do tempo.

Um detalhe importante: a suculenta pata de urso não tolera excesso de água, que pode apodrecer suas raízes ou levar ao surgimento de doenças e pragas. Portanto, coloque água até que a terra fique úmida, somente. Ao realizar a rega, evite molhar as folhas da planta, para não as danificar ao longo do tempo.

Para cultivar esse belo exemplar, semeie os bulbos no início da primavera em um solo de condições adequadas. Cuide da planta adequadamente, com regas e fertilizações frequentes para vê-la florescer. Quando chegar o inverno, desenterre os bulbos para armazená-los e plantá-los novamente na próxima primavera.

Para propagar a Alocasia wentii, você deve primeiro retirar a planta do vaso e sacudir o excesso de terra ao redor das raízes para deixá-las expostas. Em seguida, separe alguns torrões com raiz e terra e, depois, coloque-os em vasos individuais com solo úmido e bem drenado.

Alocasia Amazônica
Para seu completo desenvolvimento a planta deve ser cultivada em local de meia-sombra e receber regas sempre que a terra estiver seca. Por se tratar de uma planta venenosa seu cultivo deve ser feito em prateleiras altas e fora do alcance de crianças e animais.

A planta Beaucarnea Recurvata, popularmente conhecida como pata de elefante, é utilizada em paisagismo de áreas externas e jardins exuberantes. O nome veio de seu formato com base robusta, que vai afinando verticalmente, e textura rugosa, cheia de estrias, semelhante à pata de um elefante.

Características Morfológicas: Com tamanho médio entre 20 e 35 metros, o tronco desta árvore possui de 80 a 160 centímetros de diâmetro. Além disso, suas folhas são compostas, com duas a sete jugas. Origem: Nativa da Mata Atlântica, Brasil. Ocorrência Natural: Do Pará ao Rio Grande do Sul.

Na sombra seu crescimento não é tão rápido nem os resultados são bons. Um detalhe que vai te incentivar as deixar uma orelha de elefante no sol pleno é que ela só consegue obter o vermelho das folhas quando está no sol. Quem quer criar orelha de elefante quer ter pela sua folhagem.

A planta pata de elefante gosta de sol pleno, pois é nativa do deserto. No entanto, também pode sobreviver na sombra, embora cresça ainda mais devagar.

O crescimento se torna desorganizado devido a busca desesperada por luz. Para crescer forte e saudável, a pata de elefante deve receber luz solar por 4 ou 6 horas por dia.

Echeveria

A Echeveria ou rosa de pedra é uma planta suculenta que pode ser mantida dentro de casa, porém você deve colocá-la sempre ao lado de uma janela de madeira bem iluminada. O ideal é mantê-la em locais que batem sol, de preferência no período da manhã.

4. Flor-da-fortuna. Essa planta é tradicionalmente usada para presentear e desejar a felicidade e faz parte da família das suculentas. De acordo com a engenheira agrônoma Fabiana Fróes, a flor-da-fortuna pode ser mantida em ambiente bem iluminado ou com sol direto.