Como fazer menu com botões no Excel?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Para criar um botão/menu no Excel, a forma mais simples é ir na aba Inserir, no menu principal do Excel, selecionar uma forma qualquer e adiciona-lo a sua planilha. No caso dos menus, essa forma deverá então ser renomeada, para fácil identificação no código de macro que funcionará para exibir e ocultar o menu.

No Microsoft Excel, através da opção "Validação de Dados" é possível inserir um menu suspenso com diversos valores pré definidos agilizando o processo de preenchimento de planilhas.

Primeiramente, para criar um menu personalizado você deve clicar em qualquer uma das abas do menu superior e ir até a parte vazia que fica após os elementos do MENU. Sendo assim, basta clicar nessa área vazia com o BOTÃO DIREITO DO MOUSE e selecione a opção PERSONALIZAR FAIXA DE OPÇÕES.

Como habilitar macro no Excel?

  1. Vá até a guia Arquivo.
  2. Clique em “Opções”
  3. Procure por “Central de Confiabilidade” na parte esquerda.
  4. Clique no botão “Configurações da Central de Confiabilidade”
  5. Em “Configurações de Macro”, selecione a opção “Habilitar todas as macros

Clique em Arquivo > Opções > Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Na lista Escolher comandos, clique em Macros. Selecione a macro à que você deseja atribuir um botão. Clique em Adicionar para mover a macro para a lista de botões na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Essa barra é composta pelos seguintes menus: Arquivo, Página Inicial, Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão, e Exibir.

Para automatizar uma planilha Excel é preciso usar as APIs, protocolos web que permitem que ferramentas compartilhem dados. Por exemplo: se você deseja que as vendas de seu e-commerce sejam inseridas automaticamente em uma planilha, você pode fazer isso com uma automatização.

Um botão de ação flutuante (FAB, na sigla em inglês) é um botão circular que aciona a ação principal na IU do seu app. Esta página mostra como adicionar o FAB ao seu layout, personalizar parte da aparência dele e responder aos toques no botão.

Basicamente, o Visual Basic for Application (VBA) atua como uma linguagem de programação a serviço do usuário, permitindo a criação de macros e a automatização de diversos processos dentro das planilhas e tabelas desenvolvidas no Excel.

Para criar sua própria função VBA, siga os passos a seguir:

  1. Abra o Excel com uma planilha em branco.
  2. Clique na guia Desenvolvedor e no botão Visual Basic.
  3. Na estrutura da esquerda selecione aberta.
  4. Clique no menu em Inserir->Módulo.
  5. Abra este novo arquivo criado clicando duas vezes e cole o código a seguir:

Para abrir o editor do VBA, clique em “Desenvolvedor” e depois em “Visual Basic”, ou aperte a combinação de teclas Alt + F11. Dentro do editor, na parte direita será exibido o código bruto para a função que você está desenvolvendo. À esquerda, estão as ferramentas que você vai utilizar.

As macros são seqüências de eventos (como pressionamentos de teclas, cliques do mouse e atrasos) que podem ser gravados e reproduzidos posteriormente para ajudar a executar tarefas repetitivas. Eles também podem ser usados para reproduzir sequências longas ou difíceis de executar.

Editar a macro
Na guia Desenvolvedor, no grupo Código, clique em Macros. Na caixa Nome da macro, clique na macro que você deseja editar. Clique em Editar.

Na guia Criar, no grupo Outros, clique em Macro. Se esse comando não estiver disponível, clique na seta sob o botão Módulo ou Módulo de Classe e depois clique em Macro.

Antes de aprender isso você deve saber que existem duas formas principais para a criação de uma macro. A primeira delas é através do “Gravador de Macros” e a segunda é digitando comandos no módulo do VBA. Como queremos saber o que é e como criar uma macro no Excel, vamos focar nosso conteúdo no gravador de macros.

Primeiramente, é preciso realizar um planejamento de tarefas, elencando prioridades e responsabilidades. Neste último caso, o ideal é que sejam estipulados o horário e a ordem da aplicação do checklist, para garantir a organização. Outro passo importante consiste em criar o hábito de usar a ferramenta.

Como fazer um bom checklist em 4 passos

  1. Passo 1: Defina em que processo você irá trabalhar. ...
  2. Passo 2: Deste processo, que tarefas precisam de checklist? ...
  3. Passo 3: Defina, para cada tarefa, quais os itens devem ser verificados. ...
  4. Passo 4: Compartilhe a lista de verificação.

Clique duas vezes em qualquer uma das guias de faixa de opções ou pressione CTRL+F1 para recolher a faixa de opções se precisar ver mais do documento. Para ver a faixa de opções novamente, basta clicar duas vezes em qualquer guia da faixa ou pressionar Ctrl+F1.

Você pode usar um botão ou um botão de comando para automatizar a impressão de uma planilha, a filtragem de dados ou o cálculo de números. Em geral, um botão de controle de formulário e um botão de comando de controle ActiveX são semelhantes em aparência e função.