Como fazer massagens para soltar gases?

Perguntado por: opires7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

- sempre que sentir estar com gases, deite-se de barriga para cima e faça uma massagem em movimento circular em todo o seu abdômen. Em seguida, segure suas pernas e estique-as. Depois, dobre-as sobre a barriga. Essa pressão das pernas sobre a barriga ajuda a eliminar os gases que causam desconforto.

Um exercício simples para eliminar gases intestinais é se deitar de barriga para cima e puxar as pernas contra a barriga com os joelhos completamente flexionados, abraçando e puxando as pernas contra o abdômen. Pode fazer um movimento de balanço, com as pernas abraçadas, para ajudar ainda mais na eliminação dos gases.

Um dos sintomas causados pelo acúmulo de gases intestinais é a dor que atinge a região abdominal, segundo a Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia (SBMDN). “A dor que surge ocorre devido à distensão das alças intestinais ocasionada pelos gases.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.

Ela diminui a tensão dos líquidos digestivos no estômago e no intestino, dificultando a formação ou rompendo as bolhas gasosas.2Com a dissolução destas bolhas gasosas, ocorre o alívio daquela sensação de "estufamento" doloroso. Dessa forma, a dor abdominal vai embora quando está ligada exclusivamente aos gases.

Prisão de ventre
A prisão de ventre também pode causar aumento dos gases intestinais, pois como as fezes permanecem mais tempo no intestino, favorecem o aumento da fermentação e dificultam a saída dos gases, causando dor e desconforto abdominal.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Gases, fadiga e desconforto abdominal podem ser sinais de câncer de pâncreas.

O paciente deita de costas e dobra as pernas sobre o abdome. A outra consiste em fazer massagens circulares suaves na região do abdome com as palmas das mãos de baixo para cima e em sentido horário por entre cinco e dez minutos”.

Como é a dor causada por gases? A dor causada por gases normalmente acontece quando os gases estão presos no sistema digestivo, provocando a dilatação do intestino. Essa dor geralmente surge de repente, provocando uma sensação de nó, pontada ou agulhada na barriga, que varia de leve a intensa.

Os gases, ou flatulência, são o ar que se acumula no estômago e no intestino e que pode ser liberado através do ânus (como os gases intestinais) ou via oral (como os arrotos ou gases estomacais).

Frutas secas, como passas ou ameixas. Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados).

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

Simeticona age rápido contra gases e até cólicas, mas trata só sintomas - 21/07/2020 - UOL VivaBem.

“Barriga inchada”, dor abdominal, eructação frequente e flatulência podem ser sinais de gases intestinais e estomacais. Eles são extremamente comuns e acontecem por causas variadas.

A lista de alimentos que pioram ou estimulam o quadro são: feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Bebidas gaseificadas, caso de refrigerantes e cervejas, também entram no grupo.

Seu componente ativo contém um silicone antiespumante, que atua no sistema digestivo com função antiflatulenta. Assim, alivia o desconforto gástrico ao dissolver as bolhas que absorvem os gases, tendo seu efeito em 10 minutos nas crises dispépticas*, e de 20 a 30 minutos em pós operatórios e pré-exame.