Como fazer marmita para o dia seguinte?

Perguntado por: amartins6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sugestões de receitas para fazer uma marmita barata e completa

  1. Filé de frango grelhado. ...
  2. Torta salgada de liquidificador. ...
  3. Salada grega. ...
  4. Salada de grão-de-bico. ...
  5. Macarrão à carbonara. ...
  6. Lasanha de frango com queijo. ...
  7. Panqueca de carne moída. ...
  8. Nhoque de batata.

Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica.

O melhor material para marmita, sem dúvida, é o vidro, que pode ser levado ao freezer, geladeira, microondas e forno (em alguns casos). Além disso, ele não mancha e é mais fácil de lavar e desengordurar.

As marmitas estão prontas? Você pode mantê-las na geladeira a 4ºC por até sete dias. Atente-se ao prazo de validade e às condições de armazenamento.

Colocar os alimentos ainda quentes na marmita faz com que eles produzam vapor e fiquem úmidos. Além de perderem a textura original, correm o risco de azedar. Por isso, é necessário deixar que esfriem, com ou sem a ajuda do congelador. Dicas para a marmita não estragar: Atenção na hora do preparo.

Depois de fria, a marmita deve ser fechada hermeticamente e guardada nas prateleiras superiores da geladeira.

E o que não se pode colocar nas marmita congeladas?

  • vegetais crus e saladas;
  • batatas;
  • macarrão sem molho;
  • qualquer receita com creme de leite;
  • queijos;
  • ovos cozidos;
  • maionese.

As marmitas armazenadas no freezer a -18°C duram congeladas por até 30 dias. Já as marmitas armazenadas na geladeira em até 5ºC duram por até 5 dias. Mas esteja sempre atento, para garantir que nenhum problema de armazenamento afete a qualidade do alimento.

Marmita não combina com molhos e caldos, porque pode estragar. “É importante diminuir o caldo do feijão, colocar mais grão do que caldo. Em outras preparações que tenham molho é melhor colocar separado, por exemplo, uma macarronada com molho a bolonhesa, o ideal seria levar o macarrão separado do molho a bolonhesa”.

Pratos de macarrão são bem práticos de levar na marmita. Tente cozinhar um pouco ao dente e colocar bastante molho, assim a massa vai ficar bem macia depois de aquecer no micro-ondas.

É verdade que a cebola azeda o feijão? Não pessoal isso é lenda.

Algumas dicas podem te ajudar a ter uma marmita bem refrigerada sem precisar de geladeira, dá só uma olhada:

  1. #1 Congelar e deixar descongelando na bolsinha térmica. ...
  2. #2 Gelo para manter a comida. ...
  3. #3 Separe os alimentos.

Na falta de uma geladeira, a marmita pode sim ser armazenada na bolsa térmica com uma bolsa de gelo para garantir a baixa temperatura do alimento”, instruem. Lanches que precisam ser refrigerados, como o iogurte, devem ser armazenados também na geladeira ou em uma bolsa térmica com gelo.

“A mais recomendável que a gente tem hoje é a de isopor, porque ela conserva mais a temperatura dentro dela, então ela pode ficar até no máximo três horas. E a de alumínio a gente indica que ela fique no máximo duas horas”, explica.

Como guardar melhor a marmita

  1. Use uma bolsa térmica. Se o alimento precisa de refrigeração, ele deve estar resfriado na temperatura adequada até a hora do consumo. ...
  2. Escolha bem. ...
  3. Separe os alimentos. ...
  4. Aposte no vidro.

O excesso de água na marmita pode ser decorrente de muitas coisas, mas a principal é o descongelamento inadequado. Quando a marmita é congelada e descongelada de forma errada, os cristais de gelo soltam rapidamente dos alimentos, não dando tempo das moléculas de água serem absorvidas.

Afinal, existe uma forma correta para aquecer alimentos no marmitex de isopor? Sim, através do banho-maria.

Com a tampa fechada, coloque-a no microondas e aqueça por 5 minutos em potência média/alta. Abra a marmita (cuidado: vapor quente) e verifique a temperatura na parte central do alimento. Se ali ainda estiver frio ou gelado, recoloque a tampa e aqueça por mais 1 ou 2 minutos.

Banho-Maria:
Deixe a água ferver e coloque a marmita por aproximadamente 12 minutos, não precisa fazer furos.

Aprenda 5 dicas infalíveis para preparar marmitas

  1. Organize os alimentos. Para que os sabores não sofram interferência ao se misturarem, é importante separar bem os alimentos. ...
  2. Escolha um bom recipiente. ...
  3. Utilize bolsa térmica. ...
  4. Molhos só na hora de consumir a salada. ...
  5. Separe um tempo para selecionar o cardápio e cozinhar.

Congele e descongele a marmita do jeito certo
Outra dica para evitar a marmita cheia de água é armazenar apenas quando os itens estiverem bem frios. Assim você evita aquelas gotinhas que ficam na tampa e nas bordas do pote. Descongelar a comida na geladeira antes de colocar ela para esquentar também é muito importante.