Como fazer maquete camadas da terra com bola de isopor?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Veja as etapas que eles prepararam: Colocaram as bolas de isopor no palito de churrasco. Pintaram a bola maior de azul e a menor de amarelo. Recortar as bolinhas com estilete (o professor ou outro adulto deverá fazer essa parte). Depois das bolas secas, os alunos pintaram as camadas

O planeta Terra é formado por três camadas: crosta, manto e núcleo (externo e interno). As camadas da Terra são três: crosta, manto e núcleo. Elas compõem a estrutura interna do nosso planeta e possuem particularidades que as definem, como composição química, densidade e temperatura.

O planeta Terra possui três grandes camadas:

  • crosta terrestre;
  • manto;
  • núcleo.

Conheça as principais camadas da Terra. As principais camadas da Terra são a crosta, o manto e o núcleo (externo e interno). Esse tema é abordado no Enem tradicionalmente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, uma vez que é um dos assuntos vistos em Geografia.

A estrutura interna da Terra é dividida em três principais camadas: manto, crosta e núcleo. Cada uma delas se diferencia por suas características de composição, pressão e estado físico.

Horizonte O – Camada com alta presença de matéria orgânica, água, animais e plantas. Horizonte A – Mais escura por possuir matéria orgânica, água e sais minerais. Horizonte B – Acumula sais minerais e materiais dos horizontes O e A, possui presença maior de ar.

O manto terrestre é uma das três camadas do planeta Terra. Mais especificamente, o manto é a camada intermediária, situada entre a crosta terrestre (camada mais externa) e o núcleo (camada mais interna). Ele começa depois da crosta terrestre e vai até 2900 quilômetros, representando 84% do volume terrestre total.

São elas: Crosta Terrestre ou Litosfera, Astenosfera, Manto Superior, Manto Inferior, Núcleo Externo e Núcleo Interno. A Crosta Terrestre é a camada mais externa e formada por rochas relativamente leves, com a composição de silício e alumínio. Sua espessura máxima varia entre 20 e 70 km em direção ao núcleo.

Modo de fazer: Solicite que os estudantes pintem os oceanos de azul e as porções continentais com cores distintas. Em seguida, corte o mapa em tiras no sentido norte-sul e coloque a fita dupla face no verso de cada uma das partes cortadas. Posteriormente, cole as tiras na bola de isopor seguindo a ordem do mapa-múndi.

Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

crosta

A crosta é porção externa da Terra, a mais delgada de suas camadas e a que conhecemos melhor. Ela é tão fina em relação ao restante do planeta que pode ser comparada à casca de uma maçã em relação à maçã inteira.

Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

A Terra está dividida em quatro camadas: 1 - Crosta; 2 - Manto; 3 - Núcleo Externo; e, 4 - Núcleo Interno.

São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Camadas da atmosfera terrestre segundo a variação de temperatura.
...
A classificação baseada na temperatura divide a atmosfera em cinco camadas:

  1. troposfera;
  2. estratosfera;
  3. mesosfera;
  4. termosfera;
  5. exosfera.

Hoje, o nosso planeta é representado fisicamente como um geoide, uma forma arredondada com superfície irregular. A figura matemática que mais se adapta a essa forma da Terra é o elipsoide (esfera achatada nos polos).