Como fazer limpeza de pele para tirar cravos e espinhas?

Perguntado por: efernandes9 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Aprenda como fazer limpeza de pele em casa

  1. 1 - Lave o rosto. ...
  2. 2 - Abra os poros da pele com vapor de água quente. ...
  3. 3 - Aplique um esfoliante na “zona T” ...
  4. 4 - Remova o esfoliante com água fria. ...
  5. 5 - Aplique uma máscara calmante. ...
  6. 6 - Passe uma loção de limpeza facial. ...
  7. 7 - Hidrate a pele do seu rosto. ...
  8. 8 - Passe protetor solar.

A limpeza de pele profunda feita em consultório é a melhor saída para quem quer um tratamento completo feito por um esteticista ou médico dermatologista. Ela é uma ótima maneira de tratar a acne intensa e ajuda e remover os comedões com facilidade.

É totalmente errado “espremê-los” até que saiam, já que isso prejudica a pele.

  1. Dica #1: Máscara de iogurte, pepino e salsa. ...
  2. Dica #2: Vapor. ...
  3. Dica #3: Máscara com gelatina sem sabor e leite. ...
  4. Dica #4: Máscara de limão.
  5. Dica #5: Esfoliante de mel e canela. ...
  6. Dica #6: Batida de aveia. ...
  7. Dica #7: Máscara de maçã

Quando se trata de livrar-se de pontos negros, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Este ácido exfoliante suave irá desobstruir os poros e resolver o problema de acumulação de células mortas, promovendo a renovação saudável das células da pele.

Cravos pretos – São os comedões abertos, ou seja, quando o poro não está coberto por pele, apenas por sebo. A aparência escurecida se dá por conta da oxidação que acontece quando o material (sebo, queratina e células mortas) acumulado no poro dilatado entra em contato com o ar.

Saiba como cuidar da pele com cravos e espinhas
Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

Os cravos, também conhecidos como comedões, são um tipo de acne provocada pelo excesso de óleo na pele. Por isso, eles são mais comuns na zona T do rosto - testa, nariz e queixo -, onde a oleosidade é maior, e em regiões do corpo com alta produção de sebo, como costas e colo.

De acordo com a médica, “existem áreas na pele que têm uma predisposição maior à acne. Nela, milhares de folículos pilossebáceos microscópicos estão prestes a formar as lesões, que podem ser vizinhas umas das outras, dando essa percepção que a espinha apareceu no mesmo lugar”, esclareceu.

O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna. Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

O procedimento tem o objetivo de remover resíduos, secreções e impurezas, extrair comedões e pústulas, afinar a camada córnea e melhorar a capacidade de absorção da pele.

O processo consiste em aquecer um pouco de água, colocá-la em uma tigela, deixar o rosto próximo ao líquido - mas sem encostar - e ficar ali por alguns minutos até que os poros se abram e fique mais fácil remover os cravos. Aqui, portanto, é importante tomar o devidos cuidados na hora de "espremer" os pontinhos pretos.

A abertura dos poros geralmente é feita com a aplicação de vapor de ozônio ou mesmo vapor de água, pois o vapor ajuda a amolecer a pele, facilitando a retirada de cravos e impurezas. Pode ser aplicada também uma máscara para ajudar ainda mais a amolecer a camada de pele mais superficial.

“A limpeza profunda envolve esfoliação da pele, vaporização para amolecer a pele e abrir os poros. Muitas das esteticistas usam fatores emolientes para facilitar a extração dos cravos. A extração é feita de forma manual, mas também pode ser feita com aparelhos. Normalmente segue com uma máscara de tratamento.

Como já dissemos, cravos são acúmulos de sebo dentro dos folículos (poros).