Como fazer jiboia crescer?

Perguntado por: odorneles7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

Coloque o ramo num recipiente com água num lugar que recebe luz indireta; Assim que as raízes estiverem aparentes, com cerca de 5 cm, mude a planta jiboia para um vaso com substrato úmido e rico em matéria orgânica; Pronto! Agora é só cuidar da sua planta para ela crescer linda!

Plantada em vasos pequenos, ela cresce para baixo, criando cachos polpudos que alcançam até 1,20 m de comprimento. Bem tutorada, pode até superar essa medida, desde que seu substrato seja mantido úmido, bem drenado, e rico em matéria orgânica.

A jibóia é uma planta que adora água e é indicado fazer a rega duas vezes por semana. Durante os dias mais quentes de verão, a frequência pode aumentar para três vezes semanais. No inverno, pode diminuir para uma ou duas vezes, com menos água.

Se você tem dúvidas se a planta jiboia gosta de sol ou sombra, esclarecemos. A jiboia gosta de sol, mas sobrevive melhor em ambientes com luz indireta. Por isso é tão indicada para se ter junto a outras plantas dentro de casa. O ideal é mantê-la em locais com iluminação indireta, para não queimar suas folhas.

Trepadeira tropical de fácil manutenção, a jiboia gosta de água e calor. Regue-a duas vezes por semana, aumentando o fornecimento de água no verão e diminuindo no inverno. O solo deve ser rico em matéria orgânica: adicione composto ou húmus de minhoca a cada três meses, revolvendo bem a terra para misturar.

Algumas espécies são conhecidas por atrair fortuna e boas energias, como a dinheiro-em-penca e a espada-de-são-jorge, por exemplo. No caso da jiboia, que encanta por suas folhas em formato de coração, acredita-se que ela é uma espécie sagrada que garante proteção.

A rega deve ser moderada, esperar que substrato seque pra regar é o ideal para não correr o risco de encharcar sua plantinha. Borrife água nas suas folhas em dias quentes, elas amam.

Casca de ovo. Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.

vaso Olívia

O vaso Olívia é ótimo para plantar Jibóias, pois ele possui um diâmetro mais largo, o que acaba oferecendo um volume de verde maior ao redor do vaso. Além disso, à medida que a planta vai crescendo, as folhas da Jibóia vão brincando com o contorno do vaso, lembrando os próprios gatinhos com seu espírito curioso.

Podas e adubação
Uma coisa é certa: a jiboia se espalha com facilidade. Para aparar os ramos, é preciso podá-la. Essa manutenção deve ser feita durante a primavera, retirando as folhas secas e amareladas e os galhos mal formados.

De 5 a 10 anos.

Potos-cetim ou jiboia-prateada é prima da jibóia
Se as folhas começarem a amarelar ou enrolar, aumente as regas — nos dias quentes e secos, além de molhar a terra, borrife as folhas com água fresca.

Se encharcar a planta apodrece e se regar com intervalos muito prolongados a planta vai ficar murcha, vai sofrer e não vai ter um bom desenvolvimento. Para saber sempre toque o solo para sentir a umidade.