Como fazer ipê-amarelo florir?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Água. A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento inicia após os dois anos de idade, se a planta estiver bem cuidada. Em outros casos, pode levar até 5 anos.

Suas flores são amarelas e costumam florescer a partir do final de julho até setembro. Sua florada é exuberante e fantástica, muito utilizada no paisagismo, podendo ser considerada uma das mais belas dentre as espécies de ipês.

Floresce durante os meses de agosto e setembro, e a maturação dos frutos ocorre a partir do final de setembro até meados de outubro. Além disso, produz, anualmente, grande quantidade de sementes. Entre agosto e outubro ocorre a queda das folhas, a floração e após alguns dias as folhas voltam a brotar.

A adubação
Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.

Condições para o cultivo
O ipê gosta de luz e calor, por isso precisa estar em um local com grande incidência de sol. A árvore precisa de solo úmido, profundo e com boa drenagem. A irrigação deve ser moderada, pois, caso haja excesso de água, as raízes podem apodrecer.

ipê amarelo

De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”. O título vem da rua, de gente que para o carro para tirar fotos e registrar a beleza que dura apenas uma semana.

Para que as plantas tenham uma floração bem feita e desenvolvam flores, assim como frutos, o cuidado com a fertilização é fundamental. Isso porque as plantas precisam de uma fonte equilibrada de cerca de 20 nutrientes, incluindo entre os principais o Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio e Zinco.

A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com a adubação, a rega ou a fertilidade do solo. Em geral, o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, podendo esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.

ipê verde

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde.

No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva.

Um mix de cores toma conta de Belo Horizonte: de junho a setembro, começa a época de floração dos ipês, árvores conhecidas pela sua beleza, exuberância e multiplicidade de espécies.

Os ipês-rosas são os primeiros a florescer e enfeitam as paisagens a partir de junho. Entre julho e agosto, é a vez dos amarelos. Tanto um quanto outro oferecem cerca de cinco dias de florada para o observador. Em agosto, é preciso atenção redobrada para apreciar os brancos, que florescem por apenas dois dias.

O ipê-branco é árvore de pequeno para médio porte, que mede entre 7 e 16 metros de altura. Pertence à família Bignoniaceae e floresce geralmente entre os meses de agosto e outubro, podendo antecipar ou prolongar a florada devido a fatores climáticos.

As mudas possuem desenvolvimento rápido, mas depois de um tempo o crescimento se torna lento e ela pode demorar cerca de 100 anos para atingir a idade adulta. O ipê-rosa pode viver por muitos anos, assim como o jequitibá-branco.