Como fazer iluminação correta dos ambientes?

Perguntado por: ghilario8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

Veja 5 dicas para fazer a iluminação correta dos ambientes

  1. Escolha as luminárias do tamanho certo. ...
  2. Evite pontos de reflexão para garantir a iluminação correta dos ambientes. ...
  3. Utilize iluminação indireta para harmonizar a decoração. ...
  4. Adeque a temperatura da cor a cada cômodo. ...
  5. Use fitas de Led na iluminação de ambientes.

O mais importante é: não misture os tipos de lâmpada que vão compor a iluminação do seu cenário. Mantenha o seu cenário de gravação longe de luz natural, seja da janela ou de alguma porta. A luz natural varia de acordo com o horário e a também com a quantidade de nuvens no céu.

7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TV

  1. Use LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ...
  2. Prefira tons quentes. ...
  3. Invista em iluminação indireta. ...
  4. Dimerize. ...
  5. Crie um cantinho de leitura. ...
  6. Ilumine os nichos. ...
  7. Luz para as plantas.

A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.

Via de regra, a distância ideal entre um spot é outro é de 60 a 75 cm, ficando distantes de 15 a 20 cm da parede. A distância pode variar também dependendo do tipo de lâmpada. As de LED não produzem calor, ao contrário das lâmpadas dicroicas que geram calor e aquecem a superfície.

EXEMPLO: Em uma cozinha de 5m2 preciso de 300 lúmens por m2 (valor da tabela abaixo): 5x300=1500 lúmens. Veja na imagem acima que a lâmpada Bulbo LED 10W tem 80 lúmens por watt, ou seja: 80x10 = 800 lúmens. 1500/800 = 1,875 ~2 lâmpadas.

A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa; – A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos. Vale citar também que em todo o ambiente a iluminação não deve ser inferior a 70%.

Sobre cor: uma luz amarela permite ver todas as cores reais de um ambiente (e é mais relaxante), enquanto a branca ilumina melhor (e é estimulante). Por isso, lâmpadas amarelas são indicadas para composição de salas, quartos e lojas comerciais (já que não alteram as cores dos produtos).

Iluminação sustentável: 5 dicas para aderir em casa

  1. Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED. Prefira sempre usar lâmpadas de LED nas luminárias e pontos de luz da sua casa. ...
  2. Valorize a iluminação natural. ...
  3. Invista em recursos inteligentes. ...
  4. Prefira cores claras. ...
  5. Considere instalar um painel solar.

Prefira lâmpadas leitosas dimerizáveis ou luminárias que não ocasionem reflexos. O espaço ao redor da mesa não deve estar escuro durante as refeições. Pontos de luz podem ser posicionados ao redor da sala de jantar, em luminárias ou sancas.

branca

Para iluminar uma cozinha, o ideal é utilizar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Isso se deve ao fato de que esse tipo de lâmpada estimula a atenção e proporciona uma iluminação precisa nos espaços de trabalho.

Use pontos de luz direta
Para dar destaque em elementos da sala de jantar e de estar, você pode escolher pontos de luz direta, com pequeno alcance, para que não interferir em outros ambientes. Com este recurso você consegue realçar elementos do seu espaço, como quadros ou móveis, direcionando a atenção para eles.

O ideal para esse ambiente é o uso de luz branca e pontos estratégicos de luz amarela decorativa. Escolha lâmpadas de luz branca entre 400 e 650 lumens/m² e entre 75 e 100 watts para um banheiro bem iluminado e ao mesmo tempo próximo da luz do dia. Por outro lado, use lâmpadas de luz amarela para decorar.

Aposte no balizamento
E não precisa de muita potência não, ainda mais por ser um ambiente residencial, opções de baixa intensidade são mais do que suficientes! Independente de qual dica você incluir em sua sala, lembre-se de usar fontes de luz que tenham baixa intensidade para não ofuscar o que se passa na tela.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

Para calcular o ângulo de iluminação apropriado devemos medir a altura de fixação das luminárias e a área que deve ser iluminada. Com estas informações, faça o desenho de um triângulo com as medidas em escala e, dessa forma, facilmente conseguirá medir o ângulo de iluminação desejado.

Como calcular a iluminância
O cálculo é realizado pelo fluxo luminoso de uma lâmpada (lúmen) dividido pelo metro quadrado que quer iluminar. Confira a iluminância para alguns dos ambientes da casa. Temos uma norma da ABNT que nos fornece uma boa noção, ma sempre devemos levar em conta o tipo de ambiente.