Como fazer gelo com água e álcool?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

É possível fazer uma bolsa de gelo com duas partes de água e uma parte de álcool. O álcool evita que a água congele completamente. Para começar, misture os dois ingredientes em uma tigela. A medida duas partes de água e uma parte de álcool quer dizer que, a cada duas unidades de água, deve-se acrescentar uma de álcool.

tampa do produto ou deixar aberto. A evaporação do álcool do produto irá reduzir sua eficácia; • Produto inflamável. Manter fora de fontes de ignição, chamas ou calor; Não congelar ou deixar em temperaturas superiores a 40°C; • Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Encha a fôrma bem abaixo da borda.
Dica de profissional: se quiser um gelo completamente transparente, e não turvo, ferva a água primeiro. Quando esfriar, congele normalmente. Quanto mais vezes a água for fervida, mais transparente ficará o gelo quando congelar.

Para preparar uma compressa fria em casa, coloque gelo em um saco, envolto em uma toalha ou pano, e aplique na região dolorida durante 15 a 20 minutos. Já para a compressa quente, coloque água morna em um saco especial, enrolado em uma fralda de pano ou outro tecido fino para não queimar a pele.

Não recomendado. Compressas com álcool já foram muito utilizadas pelos brasileiros, porém não são mais recomendadas devido aos riscos que podem causar à saúde, pois o álcool pode provocar queimaduras na pele, principalmente das crianças. Além disso, pode intoxicar o organismo, se for absorvido ou inalado.

Para preparar o gelo rapidamente, ferva a quantidade de água desejada e a coloque no congelador. Aproximadamente 1 hora no congelador é o suficiente para você ter gelo. Agora você já sabe: no momento em que faltar gelo na sua casa, não se desespere.

Efeito Mpemba
Por isso, se você deseja fazer gelo mais rápido, ferva a água, espere esfriar um pouco e coloque nas forminhas. Em menos de 1 hora seu gelo estará pronto!

Basta ferver a água e colocar na forma de alumínio (porque as formas plásticas não são indicadas para altas temperaturas. Cobrir com filme plástico sem deixar ar entre o filme e a água e levar ainda quente para o congelador. O aquecimento da água remove as bolhas e congelamento mais lento deixa mais cristalino.

A partir deste momento, o que conta para definir a forma de congelamento de um líquido, como a cachaça, é o seu teor alcoólico. Como o álcool precisa de um freezer potente que alcance de -12°C a -40° C para congelar de fato, você não vai conseguir alcançar este resultado no congelador da sua geladeira doméstica.

A dica é misturar pedras de gelo com um pouco de água gelada em um saco plástico, isso facilita a aplicação da compressa na área lesada. Outra possibilidade é fazer uma mistura de uma 1 parte de álcool com 2 de água dentro de um saco ziploc e depois de deixar algum tempo no congelador e aplicar sobre a região.

Porque a temperatura de congelamento de soluções alcóolicas é muito baixa. Em alguns casos, menor que 70 graus Celsius negativos.

Como gelar? Coloque o gelo em um isopor, para cada saco de gelo, coloque 2 litros de água, meio kg de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a superfície de contato, o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais pra derreter) e, por uma reação química, o álcool rouba calor.

Ao contrário do gelo comum, esse gelo dura mais porque ele é composto por um gel a base de Polímero Acrílico, o que lhe garante mais tempo de eficácia na manutenção da temperatura.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

"O gelo é um potente anti-inflamatório, é vasoconstritor e analgésico. Quando em contato com a pele, seja através de água gelada ou recipiente com gelo mesmo, há uma redução dos poros imediata por contração. Em pacientes que têm a pele muito reativa e sensível há uma vasoconstrição, diminuindo a vermelhidão."

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

O gelo porque tem ação anestésica e ajuda a reduzir o hematoma no local atingido, já a compressa quente ajuda a aumentar a circulação sanguínea e é mais indicada para ser usada em uma distensão muscular ou uma dor mais crônica.

Enquanto a compressa quente dilata os vasos sanguíneos, a versão fria possui o efeito contrário, constringindo-os e diminuindo o fluxo de sangue na região. Esse resultado faz com que o local não acumule líquidos, também amenizando inflamações e inchaços.

Espalhe a água sobre o gelo. Depois espalhe o sal grosso. Coloque então essa “receita” no congelador/freezer por 5 minutos. Passado os 5 minutos, retire a garrafa com cuidado de dentro do recipiente e então de uma leve batida, com a parte de baixo da garrafa, sobre uma superfície plana e resistente.

Para fazer gelo seco caseiro, você vai precisar de:

  1. 1 parte de água;
  2. 1 parte de etanol;
  3. 1/2 parte de bicarbonato de sódio.