Como fazer gargarejo com bicarbonato para dor de garganta?

Perguntado por: lantunes9 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Gargarejo com água morna e bicarbonato de sódio: Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna. Faça o gargarejo por cerca de 30 segundos e depois cuspa a solução. Repita conforme necessário.

Gargarejo de água morna com sal
A combinação de sal marinho e água morna é muito boa para eliminar microrganismos, aliviar a dor e complementar o efeito de analgésicos e anti-inflamatórios. Basta misturar uma pitada de sal em 100ml de água levemente aquecida, usando a solução para fazer gargarejo até três vezes ao dia.

Em alguns casos, a garganta inflamada pode ser tratada com remédios caseiros. Entre as opções que ajudam no alívio da inflamação, estão gargarejos com suco de laranja misturado com própolis e mel ou com pimenta-de-caiena e limão. Outra opção é beber o chá de alteia com gengibre.

Recomenda-se que os gargarejos sejam feitos utilizando-se água morna com sal, água oxigenada, bicarbonato de sódio, vinagre, camomila ou arnica.

Gargarejo com água morna e bicarbonato de sódio: Misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna. Faça o gargarejo por cerca de 30 segundos e depois cuspa a solução.

Os gargarejos de água morna com sal ou bicarbonato de sódio são fáceis de preparar em casa e ótimos para aliviar a garganta inflamada porque possuem ação bactericida, antimicrobiana e desinfectante, ajudando a eliminar os microrganismos que podem agravar a inflamação.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

Esclarecido isso, podemos dizer que o antibiótico mais indicado para garganta inflamada é a amoxicilina.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

A causa mais comum de dor ao engolir é um vírus como um resfriado ou gripe. Infecções sinusais também podem ser a culpa. A dor na garganta é provavelmente causada por amígdalas inflamadas, tosse ou irritação causada por gotejamento dos seios da face.

Com isso, podemos entender que infecção é a doença ou conjunto de danos causados pela presença de um microrganismo invasor em nosso corpo. Já inflamação é o nome dado ao processo iniciado pelo sistema imunológico para combater qualquer corpo invasor, seja ele vivou ou não, e reparar os problemas causados por ele.

Gargarejo de água morna e sal
Além disso, a solução tem efeito antisséptico. Para preparar o remédio caseiro para dor de garganta é muito simples, basta adicionar ½ colher (chá) de sal em ½ copo de água morna e fazer o gargarejo.

A dor de garganta constante pode indicar, por exemplo, uma faringite ou laringite, que são inflamações da mucosa da faringe e da laringe, respectivamente, órgãos importantes do aparelho respiratório.

Como explica o especialista: “procure um médico quando a dor não passa ou está aliada a presença de pus, febre, dor no corpo e dificuldade para abrir a boca. A maioria dos casos indica uma doença infecciosa (viral ou bacteriana) e de fácil tratamento”, finaliza o doutor.

Geralmente, é transmitida por gotículas expelidas ao tossir, espirrar ou beijar. Também pode ser provocada quando se compartilha objetos pessoais como copos, xícaras, escovas de dentes, garrafas de água, garfos, colheres etc. com outras pessoas, especialmente se estiverem doentes.

O método mais correto de aplica é diluir 1 colher de café de bicarbonato de sódio em um copo com água e fazer bochechos de 2 a 3 vezes ao dia.

Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.

Alimentos demasiadamente quentes ou frios, ácidos, que contenham cafeína e irritantes como temperos e condimentos, são os tipos que devem ser evitados por quem está com a garganta inflamada”, orienta o otorrinolaringologista Henrique Garchet.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Para saber se é essa bactéria específica, existe um teste rápido com material de raspagem da garganta com um cotonete nas amígdalas. E, a partir do resultado, guia-se o tratamento.

“Vários são os fatores que podem levar a esse quadro, mas os principais são o uso abusivo ou incorreto de antibióticos, alteração da microbiota local, infecções virais e baixa imunidade”, explica a médica.