Como fazer fungicida caseiro para roseiras?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Você pode preparar um simples e eficaz fungicida caseiro adicionando meio litro de água, metade desta quantidade de leite, isto é, 250 ml, e uma colherada de bicarbonato. Com esta mistura e com a ajuda de um difusor, regue as folhas, talos e flores da roseira e a planta pode recuperar-se.

Dias quentes e ensolarados e noites claras e frias são ideais para a proliferação do patógeno. A presença de água livre na superfície das folhas inibe o desenvolvimento do fungo, impedindo o desenvolvimento da doença.

Algodão e álcool 70% Um método bastante simples e famoso de como acabar com cochonilha nas plantas é utilizar algodão embebido em álcool 70%. Basta remover manualmente os insetos enquanto limpa o vegetal com o algodão.

A mancha-negra-da-roseira, também chamada de pinta-preta-da-roseira, é causada pelo fungo Diplocarpon rosae, um patógeno que afeta a roseira e outras plantas ornamentais. Esse fungo é beneficiado por elevadas umidades e temperaturas amenas.

-> Se a roseira estiver com flores murchas e folhas amareladas, acrescente mais adubo ao substrato; -> Se preferir, compre um substrato novo, que contenha novos nutrientes (prefira o poroso ao compacto). Com esses cuidados, sua roseira irá se recuperar de 10 dias a 2 semanas.

O ácido acético presente no vinagre de maçã ajuda a combater os fungos que causam a micose nas unhas, já que suas propriedades alcalinas neutralizam o pH da pele. Para usar esse remédio caseiro, deixe as unhas infectadas de molho em uma bacia com meio copo de vinagre de maçã e meio copo de água por 15 a 20 minutos.

Revitalizar rosas
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em 5 litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.

Como controlar? Deve diminuir-se a aplicação de fertilizantes ricos em azoto; simultaneamente, devem fazer-se pulverizações precoces e repetidas à base de soluções de sabão e água sobre os órgãos atacados.

Regue a parte de baixo das folhas com cuidado.
Pulgões costumam circular por baixo das folhas das rosas — já que, dessa forma, conseguem evitar o sol. Quando você for regar as plantas, mire o jato da água de baixo para cima, bem perto do solo, para acertar essa região e acabar com os insetos que estiverem por perto.

Entre os fungicidas tradicionalmente aplicados contra o oídio citam-se o enxofre elementar, tiabendazol, benomil, tiofanato metílico e o clorotalonil (McGee, 1992).

O seu uso é permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A preparação mais comum da calda bordalesa se dá na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de água.

Com alho, pimenta e sabão de coco em pedra você faz um excelente inseticida caseiro, ideal para acabar com pulgões, cochonilhas, formigas e besouros que atacam as plantas.

Míldio, Murcha dos Botões e Mosaico da Roseira são algumas das principais doenças que atacam a produção de rosas. O mosaico da roseira é uma doença virótica que é caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas, em forma de zigue-zague, na superfície das folhas.

Você vai precisar de um borrifador para aplicar a calda, água, detergente neutro de qualquer marca e uma colher de sopa. *Para cada 1 litro de água eu diluo 3 colheres de sopa bem cheias de detergente. Misture com cuidado para não fazer espuma e aplique diretamente nas pragas, sem mistério.

Uma alternativa para o controle do oídio é o uso do bicarbonato de sódio misturado à água. Ingredientes: - 100 gramas bicarbonato de sódio; - 10 litros de água.

As folhas afetadas devem ser retiradas de imediato. Faça uma poda acentuada à planta afetada e assegure-se de que as roseiras estão bem arejadas e as suas folhas não ficam húmidas durante muito tempo. Ao primeiro aparecimento de manchas, deve tratar imediatamente as plantas para evitar que a doença se espalhe.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

as suas plantas ele também mata então o pessoal pra você que tem roseira. o npk é a melhor solução.

E para que o seu cultivo tenha sucesso, aprenda algumas dicas caseiras que ajudarão a sua roseira florescer com saúde!

  1. Plantando em batatas. Se você pretende iniciar o plantio de uma roseira, a batata pode ser uma grande aliada! ...
  2. Casca de banana para florir. ...
  3. Boa nutrição com alfafa. ...
  4. Café também faz bem!