Como fazer fogueira no quintal de cimento?

Perguntado por: ndrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

Uma maneira fácil e barata de fazer uma fogueira é usar blocos de concreto ou pisos cimentícios. As peças podem ser empilhadas em diversos formatos para criar uma barreira protetora entre o fogo e o vento.

Acendendo a fogueira
Com a ajuda de um fósforo, pederneira ou isqueiro, coloque fogo em um graveto e jogue-o pelas laterais, atingindo o montinho interno das pirâmides. Você também pode contar com truques mais antigos para gerar fogo, como uma lupa contra o sol ou uma palha de aço que se acende com uma simples faísca.

Utilize pequenas folhas e galhos secos como combustível para o fogo; Quando conseguir fazer o fogo, adicione troncos maiores para manter a fogueira acesa por mais tempo. Atente-se para cercá-la com pedras – protegendo a vegetação – e de apagá-la ao deixar o local.

Na praia, o conselho é fazer a sua fogueira acima da linha da maré alta. Por segurança, faça o fogo apenas quando o vento estiver soprando da terra para o mar.

Uma maneira fácil e barata de fazer uma fogueira é usar blocos de concreto ou pisos cimentícios. As peças podem ser empilhadas em diversos formatos para criar uma barreira protetora entre o fogo e o vento.

Com o crescente número de incêndios urbanos, a Defesa Civil Estadual alerta: atear fogo em terrenos baldios é crime ambiental passível de multa que pode chegar a R$ 9.658.

Se um vizinho colocar fogo no lote dele, você deve entrar em contato com o corpo de bombeiros, por meio do 193, ou da Polícia Militar de sua cidade, através do número 190. Você também pode denunciar o seu vizinho à prefeitura de sua cidade, por do telefone 156. Quem anunciar atear fogo será sujeito a punições.

Uma solução recomendada em manuais de sobrevivencia é a fogueira de buraco. Basicamente voce cava dois buracos no chão, um ao lado do outro, ligados por uma passagem. A lenha será acesa em um deles, enquanto o outro buraco serve para conduzir o ar necessário para manter o fogo aceso.

Procure por toras maiores e mais grossas para a parte de baixo da fogueira. Pegue também folhas secas, galhos finos e capim seco. Eles servem como isca para acender o fogo. Para acender o fogo, você precisa de uma faísca, que pode ser oriunda de um fósforo, isqueiro ou pederneira.

Com a decisão da magistrada, que tem tutela de urgência e deve ser cumprida em 24 horas, o decreto foi suspenso e as fogueiras podem ser acesas sem problemas em Laje.

Colete madeira seca.
Conheça as árvores. Cada tipo de madeira se acende de maneira diferente. Dependendo da sua localização, alguns tipos queimam mais fácil que outros. Por exemplo, fragmentos finos de bétula, mesmo quando molhados, servem muito bem para uma fogueira.

Para fazer uma fogueira estilo tenda, coloque um pouco de material inflamável no meio e monte uma pequena tenda ou pirâmide em cima dele com gravetos. Construa uma tenda ou uma pirâmide maior no topo desta com lenha. Acenda o material inflamável que está no meio com um fósforo ou isqueiro.

Concentre-se em criar uma chama pequena no local da fogueira, pois quanto maior for a área úmida e os materiais para queimar, mais difícil fica de gerar calor o suficiente para conseguir um fogo duradouro. Use gravetos e materiais inflamáveis a mais. Não tente acender uma tora inteira logo de cara.

Deixar ou abandonar restos de alimentos, com ou sem embalagem, vasilhames de qualquer espécie, ou qualquer outro material (resíduo) que por qualquer motivo prejudique a higiene e asseio da praia também é proibido, assim como fazer fogueiras (Lei Federal nº 12651/12).

Você pode usar álcool em gel ou líquido. Aguarde alguns minutos para que o álcool seja absorvido pelo carvão. Em seguida, com muito cuidado e de longe, acenda um palito de fósforo ou ateie fogo em um pedaço de papel e jogue no carvão. A brasa está pronta!

Característica: O concreto é pouco resistente ao fogo, de qualquer maneira estruturas de concreto são calculadas para resistir por algumas horas (04 horas), que se apostem a quebra de cristais de cimento, deteriorando-se.

Entre os 300°C e 600°C, a queda de resistência se acentua e pode chegar a 50%, com alteração para rosa ou vermelho na coloração do concreto. De 600ºC a 950°C o concreto volta a ser cinza com alguns pontos avermelhados, indicando redução na resistência à compressão e fragilidade.

O ideal é não acender a fogueira nas vias asfaltadas, mas como São João reflete a resistência da cultura rural no meio urbano, que pelo menos se adote esse cuidado de colocar no mínimo uns 50 centímetros de arenoso sob o material a ser queimado”, explica o secretário José Pinheiro.