Como fazer fogo na lareira de lenha?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Coloque na fornalha pequenos pedaços de lenha de forma entrelaçada. O toros devem ser pequenos. Depois de fazer brasa, coloque dois toros, de um canto a outro da fornalha, e mais dois que os atravessem na direção oposta. Abra totalmente o controle de ar e só o reduza depois que a lenha estiver ardendo em chamas.

Siga essas 6 dicas para manter sua lareira funcionando com segurança.

  1. Apenas Queimar Madeira Seca e Curada. ...
  2. Queimar lenha e somente lenha! ...
  3. Mantenha a lareira fechada quando não estiver usando. ...
  4. Tenha um chapéu de chaminé instalado. ...
  5. Mantenha sua chaminé limpa. ...
  6. Como acender o fogo.

Dicas para acender uma lareira a lenha em segurança

  1. Certifique-se que a lareira e a chaminé estão limpas e desimpedidas. ...
  2. Remova todos os objetos junto da lareira que possam incendiar-se. ...
  3. Acenda vários focos de chama. ...
  4. Recorra ao auxílio de um fole. ...
  5. Mantenha a máxima atenção à lareira.

Materiais necessários para acender uma lareira
Irás precisar de lenha, pinhas ou mesmo de algumas folhas secas e galhos de árvores que não podem estar húmidos. Deverás contar com uma série de equipamentos para manobrar a lenha, como pinças e foles, que ajudam a criar chamas.

Álcool de posto na lareira ecológica: pode ou não pode? Nas lareiras ecológicas utilizadas em ambientes internos, a resposta é não. O combustível correto para o aquecimento e produção das chamas em lareiras internas é o álcool etílico líquido, com graduação 92,8impn ou 96GL, com qualidade reconhedida.

1) Use uma corda com pelo menos dez metros de comprimento; amarre um pau (caule) grosso, forte, medindo de 20 à 30 cm. 2) Procure uma àrvore ressecada/morta. 3) Gire a corda, com o pau na ponta, por várias vezes, mirando na galheira da àrvore; 4) Lance a corda de modo que o pau se prenda nos galhos.

Como fazer: Tenha um bom canivete ou uma faca de camping, separe a palha vegetal seca e, com a pederneira e seu canivete ou faca em mãos, faça um movimento como se estivesse afiando a lâmina da ferramenta. Isso resultará em muitas faíscas que cairão na palha seca e iniciarão o fogo.

Use papel higiênico e um pouco de óleo
Jogue um pouco de óleo de cozinha por cima e, depois, é só atear fogo com um fósforo aceso. O papel funcionará como uma espécie de tocha - basta colocar os pedaços de carvão mais próximos do fogo para que fique bem aceso durante mais tempo.

Adicione a madeira de lei.

  1. As toras de lei maiores são ótimas para sustentar um fogo que já está queimando. Quando o fogo estiver forte o suficiente, a madeira de lei começará a queimar em pouco tempo.
  2. Caso o fogo esteja apagando, misture um pouco de madeira conífera para aumentar as chamas instantaneamente.

A mesma altura da boca de fogo deve ficar entre 1/40 e 1/70 da área do cômodo a ser aquecido. A profundidade livre da lareira deve ficar entre 45 e 60cm. Uma profundidade maior que 60cm dispersa calor, enquanto uma inferior a 45 cm provoca retorno de fumaça ao ambiente.

O carvão vegetal é utilizado como combustível de aquecedores, lareiras, churrasqueiras, fogões a lenha, além de abastecer alguns setores industriais.

Ainda no campo da ecologia, a utilização de madeiras de lei também ganha suporte. Já que lenhas extraídas de árvores como nogueira, bordo, carvalho, amieiro e cedro costumam produzir uma fumaça menos tóxica quando queimadas.

Madeira dura: corresponde a espécies arbóreas decíduas, tais como carvalho, olmo, bétula, faia ou freixo. Este tipo de madeira é recomendado para manter o fogo a arder e fornecer calor, uma vez que tem grande poder calorífico e alta combustão.

Embora a lareira metálica seja fortemente caracterizada por aquecer mais e melhor os ambientes em que se instala quando comparada a outros tipos desse mesmo dispositivo, também é comum que as lareiras tradicionais, a gás (que depende de um ponto de gás no local da instalação do dispositivo), à álcool e elétricas sejam ...