Como fazer fisioterapia no dedo do pé?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

No primeiro, deve posicionar o no chão e elevar o calcanhar para apoiar somente a ponta dos pés. No segundo, precisa erguer o e apoiar somente a ponta dos dedos. Para o terceiro, é necessário apoiar todos os dedos, pelo peito (dorso) do , e curvá-los, fazendo um arco. Segurar cada posição por 5 segundos.

posicione os calcanhares sobre a pélvis e mantenha a base dos pés esticada; incline para trás em um breve ângulo e em paralelo à contração dos músculos do troco; use a curva dos pés para apoiar o corpo; sustente a posição por 30 segundos, com pausas de 1 minuto e com execução em três repetições.

Com o auxílio de uma faixa ou toalha, sente-se com as pernas esticadas e a tolha (ou faixa) posicionada na planta do . Então, puxe o em direção a você, com a perna elevada. Mantenha a posição por alguns segundos e repita o movimento várias vezes. Lembre-se de também fazer o mesmo movimento, com a outra perna.

Repouso, aplicação de gelo, elevação do membro são as primeiras terapias para todas as lesões agudas. Envoltos de compressão podem ser perigosos se eles interferirem na circulação de sangue da ponta do dedo ou se comprimirem os nervos.

A fisioterapia motora deve ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, em dias intercalados. O número de repetições, bem como a intensidade dos exercícios e duração da sessão, dependerá do quadro clínico do paciente. Exercícios domiciliares diários também são orientados pelo fisioterapeuta, principalmente os alongamentos.

Comece pelo dedo mindinho e vá até o seu polegar. Massageie suavemente desde a base até chegar na ponta. Quando chegar na ponta, empurre levemente em direção ao seu peito, até sentir que chegou no limite sem sentir dor. Nessa posição, segure o dedo durante 10 segundos.

Em pé, coloque uma toalha no chão e tente pegar com a ponta dos pés. Esse exercício estimula a musculatura do pé, que mantém o arco plantar e deve ser realizada durante 5 a 10 minutos, por 2 a 3 vezes por semana. Alternativamente, pode-se utilizar bolinhas de gude.

A caminhada é uma boa alternativa de exercício físico para quem tem fascite plantar. Isso porque ela permite que a musculatura do pé seja ativada, recebendo maior aporte sanguíneo. Além disso, é uma atividade física de menor impacto. Dessa forma, o paciente pode fazer fascite plantar, caso a dor não seja uma limitação.

O ideal é lavar com água e sabão e secar todo o pé, inclusive entre os dedos, diariamente. A higienização previne as infecções por fungos (micoses), além de evitar o mau cheiro na região.

É possível corrigir um dedo do pé torto? Sim! Algumas medidas podem ser tomadas para corrigir o alinhamento do dedão, como utilizar palmilhas ortopédicas, evitar o uso de sapatos de bico fino e realizar sessões de fisioterapia. Discuta com seu médico qual é a melhor alternativa para o seu caso!

Fisioterapia (FT)

  • Exercícios de amplitude de movimento.
  • Exercícios de fortalecimento muscular.
  • Exercícios de coordenação e equilíbrio.
  • Exercícios de deslocamento (caminhar)
  • Exercícios de condicionamento geral.
  • Treinamento de transferência.
  • Uso de uma mesa inclinada.

O tempo de tratamento vai depender da gravidade da lesão, que pode demorar alguns dias ou até meses.

O ideal é que a caminhada seja de 40 minutos por dia para conseguir sentir seus benefícios. A caminhada ajuda a melhorar a oxigenação do corpo. Fazer uma sequência de exercícios de alongamento é excelente para pés inchados, já que esse exercício beneficia a circulação sanguínea e o retorno venoso.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

Incapacidade de dobrar uma ou mais juntas do dedo; Dor enquanto o dedo está dobrado; sensibilidade ao longo do seu dedo na palma da sua mão; Dormência na ponta dos dedos.

Caso o paciente não sinta o toque, é um sinal de que houve algum tipo de lesão. Outra maneira de identificar a lesão é através do toque na pele. Se houver uma sensação de choque ou ainda uma alteração tipo dormência ou formigamento, significa que a região provavelmente está lesionada.

As consequências da falta de fisioterapia
Isso ocasiona perda de massa muscular, flexibilidade e força. Além disso, ficar muito tempo com uma parte do corpo paralisada pode gerar dificuldades no movimento, fazendo com que a pessoa não consiga se movimentar como antes.

A média de sessões necessárias para o paciente começar a sentir os efeitos do tratamento é de 3 sessões, dependendo da frequência utilizada, pode variar de 20 a 30 minutos.

Artigo 35 – É proibido ao fisioterapeuta, inclusive na condição de docente, manifestar, divulgar, ou fomentar conteúdo que atente de forma depreciativa contra órgão e entidades de classe, assim como à moral de seus respectivos representantes, utilizando-se de qualquer meio de comunicação.

Para descansar o dedo do pé o médico pode imobilizá-lo com uma fita ou cinta específica evitando a sobrecarga e o stress na região. Outra maneira de proteger a articulação é imobilizar o pé em uma bota de gesso ou uma órtese curta especial que impede os movimentos.