Como fazer faculdade 100% gratuito?

Perguntado por: iluz . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Acompanhe a seguir os tipos de bolsas e financiamentos de estudos que existem atualmente e saiba o que fazer para conseguir estudar sem se preocupar com a mensalidade.

  1. BOLSA INTEGRAL.
  2. BOLSA SOCIAL.
  3. BOLSA ATLETA.
  4. SISU.
  5. PROUNI.
  6. FIES.
  7. EDUCA MAIS BRASIL.

Sim! Existem faculdades 100% a distância. Porém, sempre que tiver prova final, você vai ter que agendar um horário pelo sistema e comparecer no polo presencial para realizar a prova no laboratório de informática da instituição.

Não tem como pagar a Faculdade? 7 dicas para conseguir!

  1. 1) Arrume um trabalho. ...
  2. 2) Consiga uma renda extra. ...
  3. 3) Faça um estágio remunerado. ...
  4. 4) Escolha um curso EaD. ...
  5. 5) Curso Tecnólogo. ...
  6. 6) Consiga uma bolsa de estudos. ...
  7. 7) Financie o seu curso. ...
  8. Conclua já o seu curso superior!

Para se candidatar às bolsas parciais (50%), é preciso que a renda bruta familiar seja de até três salários mínimos por pessoa e, para as bolsas integrais (100%), a renda familiar deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Quais universidades públicas oferecem curso superior EAD gratuito? Atualmente 140 instituições federais, municipais e estaduais oferecem curso superior a distância gratuitamente pelo Sisu e através do vestibular interno.

Para fazer cursos EAD gratuitos, existem várias alternativas disponíveis, desde faculdades públicas até instituições de ensino privadas, onde o aluno pode concorrer a uma bolsa de estudo integral ou parcial. Nesse caso, é possível fazer uma graduação totalmente de graça mesmo em uma faculdade particular.

fique atento! as regras para concorrer à bolsa de 100% são:

  1. Estar matriculado no UNINTA EAD. (Você pode se matricular aqui nesta página.)
  2. Não possuir uma graduação. (Caso esteja estudando, você pode transferir seu curso)
  3. Renda familiar mensal per capita de 3 salários mínimos. (Este valor é por cada integrante de sua casa.)

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais até o final do curso escolhido. Há ainda programas que não cobrem a faculdade em si mas fornecem um valor extra para o aluno, como uma ajuda de custo, para que ele possa se manter enquanto estuda.

Outro motivo é a dificuldade de acesso ao Ensino Superior. O medo de não passar no vestibular e os impasses de se preparar para as provas são exemplos disso. A falta de instituições confiáveis em uma região próxima é outra razão que faz com que algumas pessoas decidam não realizar um curso.

Criado pelo Governo Federal, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece, semestralmente, bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades particulares. A estudantes que comprovem que cada membro da família que trabalha tenha renda de até 1,5 ou de 3 salários mínimos.

SISU é um programa que organiza o acesso às faculdades públicas no Brasil; PROUNI é um programa que oferece bolsas a alunos de faculdades privadas; FIES é um modo de financiamento de mensalidades nas faculdades privadas, no qual o aluno deverá quitar a sua dívida, com juro zero, após a formatura.

Faça a matrícula no curso
Pronto, finalmente chegou o momento de garantir a sua vaga e realizar a matrícula! A instituição de ensino escolhida deve divulgar a data, local em que ela deve ser feita e demais documentos necessários.

Para quem planeja fazer um curso superior em universidade pública do País, é imprescindível participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São poucas as instituições públicas do Brasil que ainda mantem vestibulares próprios.

Como conseguir bolsa de estudos para Direito?

  1. Dedique-se para uma boa nota no Enem e no vestibular. ...
  2. Aposte nos créditos estudantis como alternativa. ...
  3. Conheça bem as condições oferecidas pela instituição de ensino escolhida. ...
  4. Programas do governo. ...
  5. Bolsas institucionais. ...
  6. Parcerias e convênios.

Os três programas do Governo Federal para ingressar em uma faculdade são Sisu, ProUni e FIES, ambos exigem do estudante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre todos os anos, geralmente no mês de novembro.

Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos de média e ter tido nota superior a zero na redação. Importante lembrar que as notas de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa.

As provas no EAD são feitas de duas formas distintas. A primeira é a avaliação online, que acontece pelo computador e é entregue aos professores para a correção. Apesar de essa ser a forma mais comum, ela não é a única. Há também as avaliações presenciais, que existem mesmo nos cursos 100% online.

Como funciona o EAD? O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.