Como fazer faculdade 100% gratuita?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Políticas públicas facilitam o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Prouni e Sisu são as principais formas de ingresso de estudantes de baixa renda no ensino superior. Portanto, com as políticas públicas de educação, ficou mais fácil fazer faculdade de graça no Brasil.

Quais são as faculdades a distância gratuitas ou com mensalidades muito baixas?

  • Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  • Centro Universitário UNIBTA.

Sim! Existem faculdades 100% a distância. Porém, sempre que tiver prova final, você vai ter que agendar um horário pelo sistema e comparecer no polo presencial para realizar a prova no laboratório de informática da instituição.

Graduação 100% EAD - UNINTER. A educação a distância (EAD) é a modalidade de ensino ideal para quem deseja estudar no seu tempo e com flexibilidade de horário. Além de aulas 100% on-line e professores comprometidos com o seu sucesso, somos recredenciados com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).

Quais universidades públicas oferecem curso superior EAD gratuito? Atualmente 140 instituições federais, municipais e estaduais oferecem curso superior a distância gratuitamente pelo Sisu e através do vestibular interno.

Para financiar a sua faculdade, você pode pedir um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o FIES. Assim você consegue fazer a faculdade e só começar a pagar depois, quando conseguir um emprego. As condições de financiamento dependem principalmente dessa renda familiar.

Para se candidatar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, ter alcançado no mínimo 450 pontos de média e ter tido nota superior a zero na redação. Importante lembrar que as notas de outras edições do Enem não valem para pleitear uma bolsa.

Fazer EAD pelo celular, em grande parte, só se tornou possível pela implementação de plataformas como o AVA, que concentram todos os recursos em um só lugar, mantendo o curso online organizado. Por exemplo, no AVA é onde os professores disponibilizam todos os materiais que são usados durante uma disciplina.

fique atento! as regras para concorrer à bolsa de 100% são:

  1. Estar matriculado no UNINTA EAD. (Você pode se matricular aqui nesta página.)
  2. Não possuir uma graduação. (Caso esteja estudando, você pode transferir seu curso)
  3. Renda familiar mensal per capita de 3 salários mínimos. (Este valor é por cada integrante de sua casa.)

Existem bolsas de estudos parciais, que pagam uma parte da mensalidade, ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais até o final do curso escolhido. Há ainda programas que não cobrem a faculdade em si mas fornecem um valor extra para o aluno, como uma ajuda de custo, para que ele possa se manter enquanto estuda.

Para quem planeja fazer um curso superior em universidade pública do País, é imprescindível participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São poucas as instituições públicas do Brasil que ainda mantem vestibulares próprios.

Faça a matrícula no curso
Pronto, finalmente chegou o momento de garantir a sua vaga e realizar a matrícula! A instituição de ensino escolhida deve divulgar a data, local em que ela deve ser feita e demais documentos necessários.

Quando a bolsa é parcial, o ProUni paga 50% e o estudante paga 50% da mensalidade para a universidade. Ao se formar, o bolsista do ProUni (parcial ou integral) não precisa devolver o valor pago pelo Governo.

1. Faculdades Anhanguera. A Anhanguera possui uma grande oferta de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo a distância. As mensalidades por volta de R$ 250 – um dos valores mais em conta do mercado.

O único caso em que dá para fazer uma faculdade 100% on-line, sem qualquer encontro presencial, é optando por uma pós-graduação EAD.

As provas no EAD são feitas de duas formas distintas. A primeira é a avaliação online, que acontece pelo computador e é entregue aos professores para a correção. Apesar de essa ser a forma mais comum, ela não é a única. Há também as avaliações presenciais, que existem mesmo nos cursos 100% online.

Como funciona o EAD? O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.

A ação é destinada a candidatos de baixa renda aprovados no Vestibular 2022 e que comprovem que estão em situação de baixa renda socioeconômica familiar. O benefício parcial (50% da mensalidade) é direcionado a candidatos com renda familiar per capita bruta de até três salários mínimos.

Os programas aos quais o FNDE paga bolsas são:

  • Bolsa Permanência;
  • Escola da Terra;
  • Formação Continuada SISFOR;
  • Formação de Tutores;
  • Formação pela Escola;
  • Programa de Educação Tutorial; e.
  • Saberes Indígenas na Escola.