Como fazer esterco líquido?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 12 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Modo de preparo. Em um tambor limpo, despeje 40 litros de água, diluindo o esterco nesse líquido em seguida. Os 20 litros de água restantes devem ser adicionados em outro balde limpo e nele coloque também o bórax, o calcário e o fosfato, nessa ordem. A cada ingrediente adicionado, misture bem até ficar homogêneo.

Guarde cascas de frutas, legumes e verduras que iriam para o lixo. Passe tudo em um processador e armazene em um balde com tampa. Acrescente também algumas folhas verdes de plantas variadas. Uma dica é usar as folhas de urtiga, apenas tomando o cuidado de usar luvas na hora de colhê-las.

Uma das formas mais simples de curtir o esterco de gado, é formar uma pilha com o material e umedecer diariamente. A cada dois dias, é importante revirar o material, e, assim que passarem 30 dias, ele já estará pronto para aplicação.

Turfa Líquida: saiba mais sobre o fertilizante que substitui o esterco animal e a cama de frango. Desde que foi proibida como alimento para os ruminantes, a cama de frango vem sido usada como adubo. Essa prática ajuda no quesito sustentabilidade e reaproveitamento dos resíduos gerados.

Por que curtir o esterco de gado? Muitos acreditam que o esterco não curtido queime as raízes das plantas. Mas a principal razão para submeter o esterco a processo que o torna curtido é para eliminar microrganismos nocivos à saúde humana.

Qual a diferença entre adubo e esterco? Pode-se afirmar que o adubo é o esterco curtido e preparado. Ou seja, o esterco é o excremento puro do animal e o adubo é o esterco depois de pronto. Isto é, depois de deixado ao tempo para que o nitrogênio excessivo evapore, o calor se disperse e a concentração se dilua.

A aplicação do esterco líquido pode ser feita pelo sistema de irrigação autopropelido, que tem a vantagem de distribuir uniformemente, garantindo bons resultados em toda sua plantação e deixando sua aplicação no solo bem mais fácil. Nesse caso, o sistema é chamado de fertirrigação por carretel.

Depois de algumas semanas exposto ao sol, o esterco já não tem mais cheiro e as moscas somem. As larvas que eclodem desse material já terão completado seu ciclo e voado para longe dali e os microorganismos que ajudam a decompor a matéria orgânica também terão voltado ao solo.

No esquema abaixo, explica-se como diluir a urina a 1% em 10 litros de água. O importante é colocar a urina e completar com água. Deve-se aplicar a urina em dias nublados ou sem sol, porém com claridade.

Basta misturar três colheres de sopa de borra de café em um litro d'água e deixar essa mistura descansar por uma semana. Após isso, coloque a solução em um borrifador e aplique sobre as folhas e na terra.

As aves não produzem urina, eliminando-as junto com as fezes e é por isso que seu esterco é mais rico em nitrogênio que o de ruminantes e suínos. O esterco proveniente de frangos e galinhas de criações intensivas e alimentadas com ração, é rico em nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo, mas pobre em celulose.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

Como fazer adubo líquido caseiro
Para fazer o adubo líquido, o ideal é usar os restos de materiais orgânicos que sobram das refeições! Por exemplo, você pode utilizar cascas de banana, ovos, vegetais e até leite. No caso do leite, basta diluir 100 ml da bebida em 1 litro de água. Logo após, estará pronto para uso.

Os adubos orgânicos são liberados lentamente, demoram cerca de quinze dias para degradar e ficarem em condições de serem assimilados pelas plantas, mas em compensação, têm uma ação prolongada.

para poder assim aplicar na terra é e outros dizem que não é. recomendável tá porque são duas coisas duas composições diferentes e é como é que eu trabalho aqui meus amigos eu.

- O adubo demorará de 3 a 6 meses para ficar pronto, variando por interferência do clima e do local de produção. - Para que a decomposição seja feita com sucesso, deve-se verificar a umidade do solo, prestando atenção para ver se o esterco “desapareceu”.