Como fazer estágio já trabalhando?

Perguntado por: mgoulart . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 16 votos
  1. Organize os seus horários de aula para encaixar o estágio. ...
  2. Tente fazer o estágio aos finais de semana. ...
  3. Aproveite as férias para fazer estágio. ...
  4. Faça estágio na própria empresa onde trabalha. ...
  5. Negocie com o seu chefe. ...
  6. Avalie a possibilidade de fazer um estágio remunerado. ...
  7. Opte por uma faculdade EAD.

Os segredos para conseguir estágio durante a graduação

  1. Fique atento aos anúncios de vaga da faculdade. ...
  2. Fale com seus professores e colegas. ...
  3. Elabore um currículo objetivo. ...
  4. Marque presença nos eventos acadêmicos. ...
  5. Desenvolva habilidades requisitadas pelo mercado profissional. ...
  6. Enriqueça o currículo com outros cursos.

A resposta para a pergunta é sim, mas existem algumas regras. A primeira a ser observada é a idade da pessoa. A segunda coisa que deve ser consultada é se a sua área de formação exige ou autoriza estágio. Algumas carreiras têm ensino integral, o que inviabiliza uma atividade profissional.

Segundo a lei que regulamenta o estágio no Brasil, estudantes podem começar a partir dos 16 anos. Isso desde que tenham documento de identidade e CFP, e estejam frequentando regularmente as aulas, seja do Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Por outro lado, não tem uma idade máxima para estagiar.

A média salarial para Estagiário Aprendiz no Brasil é de R$ 862,00. A formação mais comum é de Ensino Médio (2º Grau).

Sobre a remuneração, o estágio obrigatório pode ou não oferecer. Geralmente, como o vínculo com o aluno é curto, não há pagamento.

Mas então, o que substitui o estágio? Algumas atividades de extensão, monitoria e pesquisa podem ser equiparadas ao estágio caso seja previsto no projeto pedagógico do curso. Algumas dessas atividades podem ser incluídas dentro do tempo disponível da sua rotina, por isso, podem ser uma opção para quem trabalha.

Fazer estágio no primeiro semestre da faculdade não é algo impossível e pode se tornar uma fonte de crescimento e aprendizado durante a graduação.

Pode? A lei trabalhista informa que pessoas maiores de 18 anos podem trabalhar normalmente com carteira assinada, já que essa é a maioridade civil, que se refere a quando as pessoas possuem todos os direitos e obrigações. Nada impede que uma empresa contrate um ex-jovem aprendiz, desde que ele tenha idade para tanto.

O Jovem Aprendiz é efetivamente um funcionário da empresa e possui tarefas a executar. Já o estagiário é mais uma atividade educacional, com o intuito de colocar em prática tudo o que ele está aprendendo em seu curso. O estagiário deve ter responsabilidades e sempre conta com a supervisão de um funcionário.

"Então, tecnicamente, não há nenhum problema. Ele pode ser contratado por dois empregadores diferentes.

2 anos

Sendo assim, não há prazo mínimo para a realização do estágio na faculdade. Contudo, os contratos não poderão ultrapassar 2 anos em cada instituição. Vale ressaltar que isso não significa que o estudante não possa estagiar durante todo o tempo de duração do curso, mas isso será feito em empresas diferentes.

Hoje, a duração do estágio na mesma empresa não pode exceder dois anos. Segundo o autor, deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG), a lei atual “constitui um desestímulo a que a empresa contrate estagiários que estejam cursando os primeiros anos do ensino superior, pois irá treiná-los sem possibilidade de efetivação”.

Por isso, caso algum ponto do acordo seja descumprido, há um documento que indica as consequências dessa atitude. Como visto, na teoria, você pode fazer 2 estágios ao mesmo tempo, desde que ambos atendam ao que foi descrito na Lei 11.788.