Como fazer espetinho de fígado de boi?

Perguntado por: ifarias4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Corte os bifes em tiras, tempere com sal, enrole as tiras com folha de louro e alho poró, coloque os em espetos de madeira e leve a churrasqueira em fogo brando por aproximadamente 25 minutos. Quando estiver dourado, retire da churrasqueira e acomode em um prato. Prato pronto é só servir e bom apetite!

Existe um truque simples que é muito usado para diminuir o odor e o sabor forte do fígado: mariná-lo em leite. Parece estranho, mas esse truque irá te surpreender. Meia hora antes de cozinhá-los, coloque-o de molho no leite. Você deve usar cerca de 8 colheres (sopa) para cada quilo de bife.

Em uma vasilha coloque o fígado, o leite e o sal a gosto (mais ou menos 2 pitadas) e deixe na geladeira por 20 minutos.

Lave o fígado sob água corrente e seque bem com um pano de prato limpo (ou papel-toalha). Com uma faca pequena e afiada, corte e descarte as veias e nervos.

Esta receita ensina um truque para tirar o cheiro forte do fígado, basta deixar marinando por cerca de dez minutos em uma mistura de água, sal e limão. Depois, tempere os bifes com sal, pimenta-de-cheiro, colorau, pimenta-calabresa, alho e pimenta-do-reino.

Esquente a frigideira com azeite de oliva ou óleo, em fogo alto. Quando estiver bem quente, frite os bifes de fígado por cerca de 1 minuto e 30 segundos de cada lado para que fique malpassado – se desejar mais ao ponto ou bem passado, deixe mais tempo.

Corte o fígado em fatias finas de bife; Adicione suco de limão espremido na hora e sal - deixe descansando por meia hora; Em uma panela, refogue no azeite cebolas cortadas em anéis e o tempero verde a gosto (cebolinha, salsinha, etc); Adicione os bifes de fígado e espere até ficar no seu ponto de preferência.

Para limpar os fígados adquiridos inteiros ou em pedaços grandes, retire a membrana que recobre toda a superfície externa. Para isso, segure-o com uma mão e remova a membrana, delicadamente, puxando com a outra mão. Tome cuidado para a víscera não se romper: puxe a membrana para trás e nunca para cima.

O cheiro é fundamental: o produto bom para o consumo não pode ter cheiro ruim e nenhum produto químico é capaz de eliminar o odor de uma carne já fora do prazo de consumo. Se a carne estiver esverdeada é porque teve proliferação de bactérias.

Bicarbonato de sódio também funciona. . Deixe a carne marinar doze horas mergulhada no tempero é o mínimo. E adicione um pouco de vinho branco seco.

O fígado de boi também é rico em selênio, composto B12, e pode reduzir certas condições inflamatórias como a asma e a artrite, além de ajudar o DNA a restaurar as células.

Refrigere o fígado na embalagem original, se estiver intacta e segura, reduzindo a manipulação. Ele se manterá na geladeira por somente um ou dois dias. Se não tiver tempo para cozinhá-lo neste prazo, congele-o. Ele se manterá no freezer por 3 a 4 meses.

Vou congelar o fígado.
A congelação será efectiva, desde que não haja agentes patogénicos, ou seja, tem de ser fresco, não com mau cheiro ou cor inadequada. Embale o ar fora do saco tanto quanto possível. Use um saco grande, que não espremer o conteúdo para ele.

"Experimente tomar 1/2 copo de água morna com limão pela manhã. Este hábito ajuda o fígado a eliminar toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. Em alguns dias sentirá sua energia revitalizada!", sugere a nutricionista.

Se ela estiver dura e você sentir dificuldade em apertá-la, não está boa! A cor da carne também diz muito sobre seu frescor. Ela deve ter com uma cor aproximada ao vermelho cereja. A mudança de cor da carne também indica a má qualidade da peça!

O fígado de galinha é um tipo de carne barato, mas bastante nutritivo. Para evitar deixá-lo com um sabor amargo e cozinhá-lo adequadamente, é importante limpá-lo corretamente antes do cozimento. É só deixá-lo de molho em água fria e remover todos os tecidos conectivos para deixá-lo prontinho para cozinhar.