Como fazer espessante caseiro alimentar?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Em um recipiente com 200mL da bebida desejada (chá, café ou café com leite) acrescente o amido de milho ou fécula de batata, mexa até dissolver. Em uma panela coloque a mistura e em fogo médio mexa até atingir a gelatinização do amido (em torno de 10 a 15 minutos), formando um gel ou pasta.

Ingredientes. Maltodextrina, Amido de Milho Modificado, estabilizantes Goma Tara, Goma Xantana e Goma Guar. Não contém glúten.

O espessante alimentar é um produto que ajuda pessoas que possuem problemas no movimento da deglutição, ou seja, em engolir os alimentos. Ele funciona auxiliando na mudança da consistência dos alimentos líquidos, garantindo que a deglutição seja feita sem maiores dificuldades.

Quais são as causas da disfagia?

  • Doença de Parkinson;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Huntington;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Paralisia cerebral;
  • Esclerose múltipla.

Espessantes: podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante. Estabilizantes: cálculos renais e distúrbios gastrointestinais. Umectantes: distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.

O mais comum é misturar a maisena com açúcar. Misturar a maisena com outro ingrediente antes de colocá-la no suco vai espalhar o espessante mais uniformemente pelo líquido.

Os espessantes mais comuns são a gelatina, colágeno, agar a agar, goma xantana, goma arábica. Dependendo do tipo de alimento usa-se um espessante. Por exemplo, as gomas são utilizadas em alimentos que em contato com a água formam uma espécie de gelatina.

Espessantes são substâncias que aumentam a viscosidade de um alimento sem alterar outras de suas propriedades. Muitos aditivos dessa classe também são estabilizantes – substâncias que aumentam o tempo de armazenamento dos alimentos.

Espessante Alimentar Nutilis 300g - Drogarias Pacheco.

Espessantes comestíveis são comumente usados para espessar molhos, sopas e pudins sem alterar seu sabor, e líquidos para pacientes com dificuldades de deglutição.

Água com espessante para que serve? O Espessante em água tem a função de aumentar a consistência do líquido. O uso se entende desde espessar uma sopa, molho e pudim sem modificar o sabor do alimento, até auxiliar pacientes a conseguirem engolir água e seus alimentos.

Os espessantes modificam a textura da comida sem mudar o sabor, assim conteúdos muito líquidos, que causam os engasgos com maior facilidade, podem ficar pastosos ou até em consistência gelatinosa facilitando a deglutição e proporcionando melhora na absorção dos nutrientes.

Quando usar espessante? Utilizamos os espessantes comumente para garantir textura, viscosidade e consistência a um produto. No caso da alimentação e saúde, usamos como auxiliares no tratamento de pacientes que sofrem com disfagia alimentar, ou seja, dificuldade de deglutição.

Espessante Sintético. A linha W-SUPER, são Amidas sintéticas que proporcionam excelente resposta no ponto de turvação, espuma e principalmente viscosidade. Atuam em sinergia com Alquil Éter Sulfatos proporcionam excelente resposta no ponto de turvação, espuma e principalmente viscosidade.

Ekson 200mg + 50mg, caixa com 10 comprimidos.

O tratamento da disfagia vai desde exercício para fortalecimento da musculatura orofacial, modificação nas consistências, volume e temperatura dos alimentos até mesmo cirurgia.