Como fazer e-mail institucional Sigaa?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Passo 1 – Entre no site do SIGAA da UFPB (https://sigaa.ufpb.br/sigaa). Passo 2 – Clique no módulo “Biblioteca”. Passo 3 – Clique no link “E-mail Institucional”. Passo 4 – Escolha um e-mail acadêmico e insira/crie a sua senha.

Clique em “Adicionar outra conta” para iniciar a configuração do seu e-mail institucional. Clique em “Outra” para poder inserir os dados específicos do IFPA. Digite neste campo o seu e-mail completo. Após inserir o seu e-mail, clique em “Configuração Manual”.

O Gmail permite que o usuário crie e-mails com seus domínios e nomes personalizados. O Gmail personaliza e-mail para empresas e isso é feito de forma gratuita e simples. O serviço do Google é grátis e permite usar o seu domínio, já registrado, para gerar uma conta com padrão Gmail em apenas alguns passos.

O que é? Instrumento de comunicação institucional disponível para setores, unidades e departamentos, bem como servidores (docentes e técnicos) e alunos, que é obrigatório para a comunicação e utilização de alguns serviços dentro da instituição.

A utilização do e-mail institucional facilita a comunicação entre os professores e os alunos, e também possibilita troca de informações sobre o trabalho de maneira ágil, direta, segura e oficial.

Ao acessar o e-mail institucional, o servidor e o discente possuem acesso a todos os recursos do Google oferecidos para a Universidade, como, por exemplo, drive ilimitado, webconferência, hangouts, agenda sincronizada, docs, planilhas, apresentações, sala de aula, contatos, entre outros.

Para criar um e-mail profissional, você precisará escolher um domínio. Lembre-se que ele é a identidade digital da empresa. Por isso, evite usar apelidos, números e caracteres especiais, utilizando seu nome sempre que for possível. Às vezes, é melhor optar pelo que é familiar, em vez do moderno, pelo bem do negócio.

Na página da Web Education Community, clique na guia Fazer login na parte superior da tela. Na próxima tela, clique em Criar conta. No formulário Criar conta, insira suas informações pessoais.

Acesse a página de inscrição no Google Workspace for Education. Digite seus dados no formulário. Leia os termos de consentimento da escola para o uso do Google Workspace for Education e clique em Concordar e continuar. Leia os termos do contrato do Google Workspace for Education e clique em Concordar e criar conta.

Seu e-mail profissional configurado em poucos cliques
Escolha entre os planos de email Business Starter por R$4,49/mês se estiver começando ou o Business Premium pelo preço de R$8,99/mês se precisar de mais recursos.

O e-mail institucional funciona como um Gmail e oferece serviços como o Google Drive onde o estudante pode fazer o upload de arquivos com cota de armazenamento ilimitado. Além disso, é possível criar documentos, planilhas e apresentações online, individuais ou compartilhadas.

O e-mail institucional, bem como o acesso à suíte de aplicativos Office 365 (Educacional – A1), é destinado aos alunos, regulares de graduação e pós-graduação, além dos que se encontram em mobilidade acadêmica nacional ou internacional.

Em classroom.google.com, clique em Acesse o Google Sala de Aula. Digite o endereço de e-mail da sua conta do Google Sala de Aula e clique em Próxima. Digite sua senha e clique em Próxima. Se aparecer uma mensagem de boas-vindas, leia e clique em Aceitar.

O que não se deve fazer

  1. Cadastros em sites que não tem relação com as atividades da universidade (redes sociais pessoais, sites de compras, bancos, etc.);
  2. Enviar conteúdo de marketing;
  3. Envio de mensagens indesejadas;
  4. Envio de spam, incluindo para endereços de colegas de trabalho.

Os estudantes que quiserem verificar se estão registrados no sistema devem acessar o site da ID Estudantil. A plataforma também tem informações sobre o programa, com conteúdos em vídeos, um "perguntas e respostas", além de um "emitômetro", espécie de contador de carteiras emitidas diariamente.

Como Criar um Email Profissional no Gmail (Google Workspace) Para ter um email profissional no ambiente do Gmail, você deve usar o Google Workspace. Este produto do Google oferece um conjunto de ferramentas de comunicação, produtividade e colaboração para empresas e equipes.

Comece sempre com uma saudação que se adeque a relação que você tem com o outro. Termos como “Fulana, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, ” Caro Fulano, boa noite!”, sempre caem bem. Se você ficar trocando e-mails com a pessoa ao longo do dia, não precisa saudá-la o tempo todo, basta apenas chamá-la por seu nome.