Como fazer drenagem postural no joelho?

Perguntado por: ttorres . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

4. Drenagem postural. Além disso, também é recomendado fazer uma drenagem postural, se o joelho estiver inchado. Para isso basta ficar deitado na cama ou no sofá, mantendo as pernas mais elevadas que o tronco, colocando uma almofada em baixo dos pés e dos joelhos para se sentir mais confortável.

Repouso e gelo na região são os primeiros tratamentos que podem ser feitos. Se a dor persistir, é preciso buscar auxílio médico para encontrar o melhor tratamento. O especialista pode indicar remédios analgésicos, anti-inflamatórios, fisioterapia e a punção articular (procedimento simples para a retirada do líquido).

A massagem no joelho pode ser feita diretamente na musculatura do joelho ou nos pontos-gatilho. Óleos, cremes e géis, com ou sem anti-inflamatórios, podem ser usados para facilitar a massagem.

Drenagem postural consiste no posicionamento do paciente favorecido pela aplicação de forças gravitacionais, que aumentam o transporte de muco de lobos e segmentos específicos do pulmão em direção às vias aéreas centrais, onde as secreções devem ser removidas mais rapidamente com a tosse ou aspiração [12,15].

Para fazer a drenagem postural deve seguir o princípio de que a parte inchada deve estar mais elevada que a altura do coração. Dessa forma, se desejar desinchar os pés deve permanecer deitado de barriga para cima, com a perna mais elevada que o restante do corpo.

A punção do joelho, com retirada de líquido para análise laboratorial, é indicada para inflamações agudas de uma articulação sem causa aparente. Essa análise é extremamente útil no diagnóstico de infecção ou de artrite por cristais (como a gota).

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Além da dor no joelho, que pode se tornar insuportável dependendo da causa de acúmulo de fluido no joelho, há um aumento da temperatura local e vermelhidão na articulação; fraqueza dos músculos da coxa e da perna e inchaço do joelho afetado.

4- Tratamento caseiro
Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.

Traumas diretos, uso excessivo ou repetitivo da articulação, infecção e doenças reumáticas que influenciam na destruição do tecido (como artrose, por exemplo), estão entre as principais causas para a inflamação que ocorre na água no joelho.

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

A punção no joelho, também conhecida como punção articular ou artrocentese, é um procedimento médico que tem como objetivo a retirada do excesso de líquido acumulado de uma articulação, no caso o joelho. Esse líquido, geralmente, é conhecido como líquido sinovial, aparecendo geralmente em caso de Sinovite do joelho.

Na posição de pé, ter uma cadeira como apoio para segurar com as mãos. Fazer flexão do joelho (dobrar a perna) até formar um ângulo de 90º e aguentar 5 segundos. Fazer o mesmo para a outra perna e realizar 3 a 4 séries de 12 repetições.

Faça massagens no joelho para evitar que fique duro, movimentando o osso redondo do joelho, de um lado para o outro durante 3 a 5 minutos, apoiando o pé do lado como mostram as imagens.

A drenagem postural é um tratamento fisioterápico para auxiliar na drenagem de secreções em diferentes áreas dos pulmões e melhorar a respiração.

A drenagem linfática pode ser feita manualmente ou através de aparelhos. Como os gânglios linfáticos se localizam sob a pele e acima dos músculos, a massagem deve ser feita com movimentos de pressão leve, rítmicos, suaves, lentos, relaxantes e precisos, com os dedos ou as mãos, de acordo com a parte do corpo.

A drenagem linfática consiste em trabalhar movimentos combinados e muito suaves, feitos com os polegares e as mãos para acelerar a movimentação e a liberação dos líquidos não necessários ao corpo. Para pacientes que se submetem a cirurgias, a drenagem linfática é indicada tanto para o pré quanto para o pós-operatório.

Não fique de bruços: quando a drenagem linfática for realiza nas costas e na parte posterior dos membros inferiores, o indicado é que o paciente fique sentado e com as pernas elevadas.

O método Vodder é uma técnica realizada pelo fisioterapeuta, na qual promove a ativação da drenagem de líquidos que estão acumulados no espaço intersticial, ou seja, essa técnica ajuda estimular e auxilia o sistema linfático em sua função.