Como fazer drenagem no joelho inchado?

Perguntado por: amaldonado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

A movimentação de forma leve, dentro dos limites, flexionando o joelho ajuda a manter a amplitude do movimento e ajuda na recuperação. Se o joelho estiver inchado por mecanismo traumático na região, é necessário colocar gelo e elevar o membro para cima, para ajudar na drenagem do líquido.

Fazer movimentos de pressão com a lateral da mão em volta do umbigo em direção à crista ilíaca, e depois da crista ilíaca até o região inguinal. Repetir entre 5-10 vezes de cada lado; A drenagem da parte lateral da barriga deve ser de cima para baixo, pressionando suavemente a pele até chegar ao quadril.

4- Tratamento caseiro
Em outros casos, o médico pode indicar tratamento caseiro para água no joelho, que consiste na aplicação de uma bolsa de gelo sobre a articulação inchada de 3 a 4 vezes por dia. É importante deixar a bolsa atuar por 15 a 20 minutos em cada aplicação.

Nessa situação patológica (i.e., de doença), o líquido sinovial, em excesso, contém muitas substâncias nocivas à saúde do joelho. Tais substâncias provocam dor e destruição da cartilagem do joelho, contribuindo para o surgimento da artrose (ou osteoartrite), que é o desgaste do joelho.

A punção do joelho, com retirada de líquido para análise laboratorial, é indicada para inflamações agudas de uma articulação sem causa aparente. Essa análise é extremamente útil no diagnóstico de infecção ou de artrite por cristais (como a gota).

Gelo: Aplique gelo ou uma compressa fria para reduzir a dor aguda e inchaço no joelho por 15 minutos a uma hora, três ou quatro vezes por dia. Não aplique nada congelado (gelo, bloco de vegetais congelados ou qualquer outra coisa) diretamente sobre a pele. Proteja sua pele envolvendo a bolsa de gelo em um pano.

“O inchaço do joelho deve persistir por cerca de 10 dias.

Em alguns casos, o especialista pode retirar o excesso de líquido intra-articular através de uma punção. Mas a maioria pode ser tratada com fisioterapia, que busca uma diminuição do edema, aumento circulatório, drenagem linfática, fortalecimento muscular e o ganho de amplitude articular.

É possível fazer drenagem linfática em casa e ter os mesmo resultados da clínica. Tudo depende da pressão feita nos dedos e dos movimentos certos. É possível fazer drenagem linfática em casa, sem gastar nada. A eficácia da massagem modeladora depende apenas da pressão dos dedos de forma certa.

Contraindicações: A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento.

A areia e a manta garantem que a água escoe para a próxima camada (a de pedra), porém que os nutrientes fiquem retidos e acessíveis para a absorção da planta através da raiz. Pedriscos: além de ajudar na drenagem, deixam o vaso mais bonito. Como possuem estrutura porosa e irregular, facilitam a absorção da umidade.

As opções comumente recomendadas incluem: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides ou AINEs *, incluindo ibuprofeno e naproxeno, que podem reduzir a dor e o inchaço – para os pacientes que não possuem restrições aos aines *

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

O gelo deve ser utilizado quando há inflamação. Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

Em alguns casos o médico pode retirar o excesso de líquido intra-articular através de uma punção. Mas a maioria pode ser tratada com fisioterapia, que busca uma diminuição do edema, aumento circulatório, drenagem linfática, fortalecimento muscular e o ganho de amplitude articular.