Como fazer drenagem de abscesso no dente?

Perguntado por: eximenes4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Fazer uma incisão de 1 a 2 cm no abscesso próximo ao seu ponto mais flutuante, mas não no tecido necrótico ou friável, se possível. Tentar entrar perpendicularmente ao osso subjacente. Usar sucção e gaze para remover o pus exsudativo.

Os abscessos pequenos podem ser minimizados pela aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia. Este irá, por vezes, promover a espontânea drenagem de abscesso o que é importante uma vez que o tratamento primário de abscessos é drenar-los.

Para resolver o problema, o dentista faz uma drenagem, retira a polpa infeccionada, limpa o local e fecha o dente com material apropriado. Incisão e drenagem do abscesso: nesse caso, o dentista retira o pus e desinfecciona a área afetada com uma solução salina.

Deixar um abscesso dentário sem tratamento pode levar a complicações graves e até fatais. O dentista ou cirurgião-dentista pode recomendar as seguintes opções: Tratamento de canal — Se possível, o dentista tentará salvar seu dente realizando um tratamento de canal.

A maioria dos procedimentos de drenagem é realizada sob anestesia local ou sedação consciente, para que você esteja acordado, mas não perceba a dor. Você pode ser solicitado a tomar antibióticos previamente para reduzir o risco de infecção, mas isso é raro.

Use ½ colher de chá de sal em 230 ml de água. Isso pode ajudar a drenar o pus e aliviar a pressão. Mesmo que o enxágue ajude a melhorar, você ainda precisará consultar seu dentista assim que possível.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

O abscesso dentário é um dos medos mais comuns entre os pacientes no consultório odontológico. Por se tratar de uma infecção bacteriana, envolve o acúmulo de pus que pode se formar em diferentes partes da cavidade oral. Dessa forma, o abscesso pode causar desde dor intensa a apenas inchaço.

O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.

Abscesso dentário pode causar extração do dente
Geralmente, o procedimento só é indicado quando a infecção está em um nível muito avançado e com risco de comprometer outras áreas. Portanto, a recomendação é tratar a inflamação o mais rápido possível quando ainda estiver no estágio inicial.

Quando surge uma bolinha com pus na gengiva, é um sinal de alerta! Afinal, se o organismo apresentou, como resposta, uma bolinha com pus, é indicativo de infecção. A primeira ação, nesse caso, não é tentar estourar a bolinha, embora muitos pacientes tenham esse hábito. Isso pode levar a um sangramento maior!

Os abscessos na pele não passam despercebidos. Os sintomas, além da aparição do cisto, vêm acompanhados de dor pulsante, vermelhidão em cima e ao redor e febre em alguns casos. Eles podem ou não vazar o pus acumulado, e quando isso acontece é perigoso pois pode desencadear outros processos inflamatórios no organismo.

Compressas de água quente. Se não drenar sozinho, tem que procurar um médico para ele fazer um pequeno corte para ajudar a sair o pus.

008/2009: Realização de drenagem de abcesso pelo enfermeiro.

Mas, quando tratado corretamente, o abscesso dentário evolui para a fase de sanidade entre 24 e 48 horas, no máximo, e, com isso, os sintomas já desaparecem.

Os abcessos dentários surgem na sequência da contaminação por bactérias que invadem e infetam a polpa dentária. Como consequência desta infeção, caso não seja tratada, a patologia evolui até à formação e acumulação de pus. Saiba, de seguida, como surge o abcesso dentário.

Os abscessos, quando mal delimitados e sem flutuação, podem ser tratadas com calor úmido que irá acelerar o processo de drenagem. Após 24-48h, muitos desses abscessos já terão sido drenados espontaneamente ou terão diminuído.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.