Como fazer dinâmica em sala de aula?

Perguntado por: ohilario2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

5 maneiras de deixar as aulas mais interativas para os alunos

  1. Implementar metodologias ativas para aulas mais interativas.
  2. Faça uso de apresentações divertidas e dinâmicas.
  3. Utilize vídeos do YouTube para reforçar suas aulas.
  4. Torne as aulas mais interativas tirando os alunos da sala de aula.

Resumidamente, aula dinâmica é aquela aula que vai na contramão do ensino “clássico” de escrever a matéria no quadro e esperar que seu aluno copie. Recuperando parte do que já foi dito, é possível perceber que o estudante atual já não consegue mais ter sua atenção presa ao quadro para copiar a matéria em seu caderno.

É fundamental que o professor tenha um olhar sensível para o momento de chegada de cada criança à escola. Dessa forma, é importante considerar a possibilidade de o acompanhante da criança permanecer no local até que ela se sinta acolhida e tranquila nesse novo ambiente.

Dinâmica das Mãos Dadas
Você vai precisar de uma cartolina ou de um papel parecido. A ideia é que ela seja colocada no chão, no centro do local escolhido para a dinâmica. Em volta dela, os participantes devem formar um círculo e dar as mãos. Eles também devem memorizar as pessoas que estão ao seu lado.

Como dar uma aula divertida? 6 dicas

  1. Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos. ...
  2. Use músicas e filmes como recursos educacionais. ...
  3. Saiba incorporar memes no processo de aprendizagem. ...
  4. Use plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma. ...
  5. Dê protagonismo aos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

O que fazer na dinâmica de grupo para mostrar potencial

  1. Não assuma um personagem. Essa é a regra número um de quem quer se destacar entre os concorrentes. ...
  2. Participe das atividades. ...
  3. Não exagere. ...
  4. Estude a empresa. ...
  5. Conheça seus pontos fortes e fracos. ...
  6. Entenda o que é avaliado.

O participante é orientado a se olhar no espelho e falar algumas de suas principais qualidades, habilidades, sentimentos e formas de ver o mundo, mas sem revelar que fala de si mesmo. Quanto mais características apresentar, maior é a sua reflexão e prática do autoconhecimento.

7 brincadeiras lúdicas dentro da sala de aula que os alunos vão adorar

  1. Pintura. Mexer com tinta ou mesmo colorir desenhos são algumas das atividades mais vistas na escola. ...
  2. Leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro. ...
  4. Recortes e colagens. ...
  5. Teatro de fantoches. ...
  6. Gincanas. ...
  7. Massinha.

Nesse dia, você deve se apresentar, falar sobre sua formação, onde já trabalhou, por que escolheu dar aula. Também é preciso mostrar satisfação de conhecer a turma e apresentar suas expectativas em relação ao trabalho. É natural que todos queiram se conhecer e saber o que vão estudar.

Escute e apoie os seus alunos
Por isso, escutá-los e se interessar pelo que eles têm a dizer é uma boa forma de criar uma aproximação e, assim, estabelecer um ambiente acolhedor e amigável, o que contribui fortemente para que eles se tornem mais participativos.

3 ideias para contribuir com o acolhimento escolar

  1. Comece com o acolhimento da linha de frente da escola. ...
  2. Invista na boa comunicação. ...
  3. Repense os espaços como ambientes acolhedores.

Escolha as saudações adequadas, como “Boa noite, senhoras e senhores”. Em seguida, dê as boas-vindas ao evento com uma frase como “É um grande prazer receber a todos nesse lindo lugar”. Mantenha um tom sério se for uma ocasião importante. Use uma linguagem mais formal e não faça nenhuma piadinha inadequada.

Encontre 10 coisas em comum
Outra dinâmica de quebra gelo fácil e simples de aplicar. Divida a equipe em times de até cinco pessoas e peça que eles encontrem dez coisas que possuem em comum. Deixe claro que essas “coisas” não podem estar relacionadas a aparência física ou vestuário.

Os colaboradores devem formar um círculo. Então, o líder da dinâmica entrega um pirulito a cada participante e os orienta a segurá-lo com o braço esticado para frente. O próximo passo é que cada um abra e deguste o pirulito, porém, sem recuar ou dobrar o braço.

Dinâmicas de motivação podem ser definidas como o conjunto de processos desenvolvidos com o intuito de estimular os colaboradores da empresa a desenvolverem as suas respectivas atividades.