Como fazer curativo em cachorro castrado bravo?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos
  1. Limpe toda a área com antissépticos indicados pelo veterinário ou com sabonete neutro.
  2. Seque a região com gaze limpa (evite usar algodão, pois alguns “fios” podem ficar aderidos e dificultar a cicatrização).
  3. Aplique pomadas/medicamentos, caso o médico veterinário tenha feito a indicação.

Não é indicado deixar a ferida úmida, isso pode desenvolver fungos no local e potencializar a gravidade do ferimento. Após secar, aplique uma pomada antibacteriana e cubra a região da ferida com uma gaze e esparadrapo.

Depois de seca, a ferida deverá receber algum antisséptico ou cicatrizante prescrito pelo veterinário. Nessa etapa, a gaze deve ser molhada com a solução escolhida e colocada na ferida de forma circular. O ideal é que a limpeza seja iniciada onde os pontos estão e depois que a área ao redor seja limpa da mesma maneira.

Não se deve fazer curativo no local da cirurgia (gaze ou faixa). O Iodo pode ser utilizado, mas não é recomendado para machos.

Utilize antisséptico ou com água e sabão e cicatrizante para cachorro. Nesse momento, é recomendado usar luvas para evitar contaminações, além de gaze, que não deixa fibras na ferida (como faz o algodão). Tome cuidado! Como a ferida pode causar dor, pode ser que seu amigo reaja e tente morder.

Regepil

O Regepil é um cicatrizante indicado para estimular a cicatrização em cães e gatos, promovendo resultado rápido e de melhor qualidade. O uso deste produto deve ser feito conforme recomendações do médico-veterinário e não pode ser aplicado em feridas sangrando.

Fácil de encontrar, o macacão cirúrgico é uma ótima opção para substituir o “colar da vergonha”. Ele é feito com tecido aprovado por veterinários e cobre boa parte do corpo dos cães, o que significa que pode ser usando em diferentes situações.

Para evitar que o cachorro retire o curativo com os dentes, passe o esparadrapo pelas laterais da gaze, coloque com firmeza o esparadrapo junto com a gaze, mas tome cuidado com o tipo de ferimento, já que a pele pode inchar e o machucado pode não ter a respiração suficiente. Troque o curativo uma vez ao dia pelo menos.

Evite atividades físicas. Durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. É difícil impedir que ele se movimente, mas você pode evitar de incentivar ele a correr, pular, brincar, passear, conviver com outros animais e fazer outros movimentos que podem prejudicar a recuperação, pelo menos por um tempo.

Esse curativo pode ser um band-aid ou um esparadrapo e gaze, por exemplo. Se a ferida for profunda, é recomendável ir até o hospital para receber os pontos (caso seja necessário) e uma desinfecção que deve ser um pouco mais profunda do que aquela feita em casa, mais amadora e improvisada.

Um dos pontos importantes é não deixar o pet se sujar! Isso porque não é recomendado dar banho no pet enquanto não for feita a retirada dos pontos. Além disso, a ferida cirúrgica (como é chamado o corte feito para a cirurgia) deve ser limpa com a frequência estabelecida pelo médico-veterinário.

1 – Não faça esforço físico durante as 2 primeiras semanas ou até que o médico libere. Peça ajuda para realizar as tarefas em casa, inclusive as mais simples, como tomar banho, deitar e levantar da cama. 2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções.

Nas horas imediatas após a cirurgia, se o seu cão apresentar algum sintoma incomum, é importante consultar seu veterinário imediatamente para determinar se ele pode estar tendo um problema pós-cirúrgico. Sinais para procurar o veterinário podem incluir: Tremendo / incapacidade de manter o corpo aquecido.

Nunca ofereça remédios humanos e sem prescrição de um médico veterinário. Esses medicamentos podem ser tóxicos para animais e até levar ao óbito.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

Se for necessário lavar a ferida operatória, isso pode ser feito com soro fisiológico ou com água e sabão. Não use pomadas ou cremes no local sem o conhecimento do seu médico.

Dentre as opções de antibióticos, a Cefalexina, pertencente à primeira geração das Cefalosporinas, é o antibiótico de primeira escolha por apresentar elevada eficácia, principalmente devido ao excelente efeito antiestafilocócico, além de ser seguro resultando em baixos efeitos colaterais.