Como fazer corte de cabelo repicado sozinha?

Perguntado por: opaiva3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Prenda um rabo de cavalo no topo da cabeça, bem firme e desembaraçado. Alinhe a partir da testa, marcando com os dedos o comprimento que você deixar o seu cabelo. Faça um corte reto e solte o cabelo. Ele vai ganhar um repicado natural e com muito movimento.

Se a intenção for disfarçar algum erro no comprimento, o segredo é prender algumas mechinhas nas laterais ou usar as tiaras para tirar a atenção do corte malsucedido e deixar a produção mais estilosa.

Qual a diferença entre corte repicado e em camadas? O corte repicado é caracterizado por camadas mais marcadas. Na verdade, o corte repicado é feito em camadas. A diferença mora entre o corte repicado em camadas e o desfiado em camadas.

Blunt cut (ou corte reto)
Cortes de cabelo que deixam as pontas retas são perfeitos para dar volume aos fios, afinal, as pontas iguais encorpam os cabelos, e quanto mais curto, maior é a adição de volume.

Cortar o cabelo na Lua Cheia
A Lua Cheia é a melhor para você iniciar um cronograma capilar, principalmente se está sentindo que seus fios precisam de nutrição.

Pode cortar o cabelo menstruada? Sim. A menstruação não vai afetar em nada o seu corte de cabelo, nem estragar seus fios. Estando menstruada ou não, o corte ficar bom ou ruim vai depender única e exclusivamente da experiência do cabeleireiro escolhido.

Antes de entregar os detalhes, vamos a uma explicação básica: para quem quer cortar os cabelos, o momento mais indicado é quando a Lua passa pelos signos de fogo (Áries, Leão e Sagitário) – o que é possível saber entrando em sites especializados (o app The Moon é ótimo) e seguindo astrólogas influencers.

Para disfarçar o problema, aposte em acessórios capilares como faixas, tiaras e presilhas que prendam a franja para trás. Já os modelos mais longos podem ser penteados para o lado. Para tal, basta projetar o ar do secador de cabelos para baixo e finalizar com spray fixador.

A técnica desfiada pode ser realizada com tesoura ou navalha. Segue a linha do repicado, mas deixa os fios mais “desconectados”, ou seja, desiguais. Perfeito para cabelo liso ou ondulado, de textura média agrossa. - Penteie a mecha para frente e a levante até a altura que vai começar a desfiar o cabelo.

O corte de cabelo em V é caracterizado pela parte da frente mais curta com os fios ganhando comprimento gradualmente. Quando visto por trás, as pontas dos cabelos parecem realmente formar um V, que pode ser mais amplo ou mais fechado, dependendo da forma como é angulado o corte.

Para quem tem cabelos cacheados e crespos, o corte curto repicado pode valorizar mais o volume das madeixas com camadas que começam próximas ao topo da cabeça e se distribuem ao longo dos fios. O corte curto repicado também é ótima opção para quem tem cabelos lisos e ondulados muito finos ou ralos.

Ao falarmos sobre corte de cabelo repicado — e os seus estilos —, não podemos excluir o corte de cuia, ou bowl cut, como também é conhecido. Tendência dos anos 1990 que voltou com tudo, o modelo é uma opção para quem é fã da estética boyish.

Segundo a profissional, o cabelo é repicado nada mais é do que a criação de camadas, diferentemente do desfiado.

O corte em camadas distribui o volume de cabelos ondulados, cacheados e crespos. Uma das grandes vantagens do corte em camadas para cabelo cacheado é que ele ajuda na distribuição do volume. Isso quebra o aspecto pesado do cabelo, deixando a raiz soltinha e com o volume parecido com o das pontas.

Técnica de desfiar ajuda a reduzir o volume do cabelo
O desfiado é um corte bem democrático: vai bem com os lisos, ondulados e cacheados. Ele costuma ser usado para dar moldura ao rosto, deixar o visual mais moderno ou variar o comprimento reto.

Segundo a cabeleireira Adriana Patatt, a diferença entre os dois efeitos é a intensidade: "o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas", explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados.

Para quem tem cabelos finos e ralos, o indicado são os cortes de comprimento médio e curto. Os cabelos longos, geralmente, vão deixar o visual mais pesado, dando a impressão de que têm ainda menos volume. Por isso, se quiser apostar nesse comprimento, faça sempre corte em camadas.

Prefira apostar nos cortes curtos e médios
Se o seu cabelo é fino e tem pouco volume, o ideal é dar preferência aos cortes curtos ou médios. Assim, eles conseguem ficar mais encorpados e com movimento. Já os cabelos muito longos costumam ficar pesados, o que faz com que eles percam volume e fiquem mais minguados.