Como fazer cor dourada para parede?

Perguntado por: iparis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Misture partes iguais de preto, vermelho e amarelo para criar um dourado intenso.

  1. Se quiser que a cor fique mais quente, coloque uma gota de vermelho, magenta, marrom ou laranja, dependendo de qual tom quer chegar.
  2. Para fazer um tom mais frio, coloque uma gota de azul-claro.

O cobre é mistura do amarelo com o vermelho, que são as duas cores primárias, que ao misturar revela o (LARANJA) que é a cor Terciária na Colorimetria Capilar.

A cor dourada combina tanto com cores quentes como o marsala até as frias e neutras como o branco e o off white, conferindo sofisticação e classe perfeitamente. O ponto principal é que, por ter muita presença, é preciso tomar cuidado com outras tonalidades fortes como as fluorescentes.

Existem duas espécies distintas:

  • Salminus maxillosus;
  • Salminus brasiliensis.

Como misturar tintas para criar cores? A cor dourada é resultado da mistura de três cores: magenta, amarelo e preto. A proporção é 20% de magenta (tom de rosa), 60% de amarelo e 20% de preto.

Por exemplo, se a decisão for por uma proposta rústica, aposte na combinação do ouro velho com diferentes tons de madeira e cores terrosas. Já no caso de um ambiente com estilo industrial, a combinação é ideal com preto fosco e diferentes tons de cinza.

Para conseguir o amarelo ou vermelho, o ouro é misturado com prata ou cobre, ligas bastante utilizadas tradicionalmente. Já para a obtenção de cores diferenciadas como púrpura, o ouro recebe a mistura de alumínio.

Atualmente, há duas formas mais usadas para deixar a parede cintilante: 1 – Aditivo: é o glitter apropriado para você misturar à tinta de qualquer cor para, logo após, aplicar na parede. Ou seja, você pode adicionar quanto glitter desejar para pintar quantas demãos for necessário, conforme o resultado procurado.

O melhor tipo de glitter para usar na tinta é o glitter fino. Ele se espalha melhor e dá um acabamento mais suave à superfície. No entanto, você pode usar qualquer tipo de glitter que desejar.

Qual a diferença entre Glitter x Purpurina? Os glitters são pequenos pedacinhos coloridos, tem aspecto granuloso e servem para refletir a luz na maquiagem. Já a purpurina, é feita de pó fino cintilante que traz brilho para sua pele.

O dourado é uma cor terciária, formada a partir da mistura das cores magenta (20%), amarelo (60%) e preto (20%). A paleta de cor dourada é extensa. Você pode escolher desde tons de dourado mais suaves e versáteis, passando pelo tom de ouro velho, ouro gradiente chegando até tons de dourado mais fortes como o ouro sol.

Quando extraído da natureza, o ouro tem um tom de amarelo bem forte, mas a presença das ligas metálicas de prata e cobre transformam esse tom amarelo, deixando-o mais suave. Essa tonalidade é considerada um clássico, geralmente usada em peças mais tradicionais.

1- Cobre puro/ cobre mel
Primeiramente é importante esclarecer que, em seu estado puro (conhecido no mercado como cobre mel), o cobre tem tom avermelhado, é macio, oferece elevada condutividade elétrica e térmica, e perfeita resistência à corrosão.

bege

A cor bege se parece com o dourado em alguns aspectos. Conforme sua tonalidade, ela pode se aproximar muito de visuais que abrangem a pigmentação em ouro, mas claro, sem o brilho contido nela. É um tipo de coloração que se adequa em quase todos os ambientes, visto que é básica.

A cor gold / Ouro, com o código de cor hexadecimal #ffd700 é uma forma de amarelo.

Os tons quentes são considerados as cores análogas – ou seja, são cores que estão ao lado do amarelo no círculo cromático. Vermelho, laranja e terracota são os tons mais bonitos para usar com o amarelo na decoração. Não tem erro!