Como fazer controle de caixa diário?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Como fazer a gestão do fluxo de caixa diário: passo a passo para você entender na prática

  1. Escolha o formato que será usado para acompanhar o fluxo financeiro. Existem algumas opções de formatos de controle. ...
  2. Separe entradas e saídas em categorias. ...
  3. Registre todas as movimentações. ...
  4. Identifique o saldo. ...
  5. Busque conhecimento.

O controle diário de caixa tem função mais imediatista. Ele ajuda na gestão financeira do dia a dia. Sem dúvidas, é um indicativo muito importante. Se a empresa, constantemente, registra mais saídas do que entradas de dinheiro, o administrador deve prestar atenção a isso.

Para fazer um controle de caixa eficiente é necessário ter o registro de todas as movimentações financeiras do caixa da loja e apurar o saldo existente. Além disso, deve-se definir a periodicidade com que esse processo será feito: diária, semanal ou mensalmente.

Desenvolver a sua planilha de controle de fluxo de caixa diário não é difícil. Ela deve conter itens como o saldo do dia anterior, o saldo do dia no momento da abertura de caixa, o saldo ao final do dia, o total de entradas e o total de saídas, além da descrição de cada movimentação individualmente.

Passo a passo para fazer o fluxo de caixa

  1. Registre as suas movimentações financeiras. Você confia na sua memória para saber o dinheiro que recebe e o que é gasto com despesas? ...
  2. Categorize suas despesas e receitas corretamente. Anotar todos os valores que entram e saem é trivial. ...
  3. Projete todos os próximos meses.

Como se calcula o fluxo de caixa? O cálculo de fluxo de caixa é um processo simples, que pode ser feito por meio de sistemas automatizados ou planilhas para ficar ainda mais fácil. É possível também fazer por uma fórmula padrão: FCO = EBIT – IR + Depreciação.

Qual percentual do lucro se deve guardar? O recomendado é ter entre 6 a 12 vezes o valor de seus gastos mensais. Isso vai depender muito de alguns fatores, como a segurança que você tem em sua capacidade de negócio, quantas pessoas estão envolvidas e outros.

É possível sim controlar as vendas fiado pelo caderno. Para isso você deve separar uma página para cada cliente. Anote o que foi comprado, a data da compra e o valor. Fique atento para não deixar de anotar nenhuma venda e acompanhe com atenção os valores das compras.

Como fazer o fechamento de caixa: checklist completo

  1. Defina quem fará a tarefa. ...
  2. Desenhe como será o processo. ...
  3. Registre a abertura do caixa. ...
  4. Anote todas as entradas e saídas – inclusive suprimento e sangria. ...
  5. Confira todos os valores. ...
  6. Conclua o fechamento de caixa.

Tipos de fluxo de caixa

  • Fluxo de caixa operacional. ...
  • Fluxo de caixa direto. ...
  • Fluxo de caixa indireto. ...
  • Fluxo de caixa livre. ...
  • Fluxo de caixa projetado. ...
  • Fluxo de caixa descontado. ...
  • Fluxo de caixa para investimentos.

Controle de Entrada e Saída do Caixa

  1. Ter um plano de contas bem feito, ou seja, ter opções corretas de classificação das receitas, despesas, transferências, aplicações e resgates. ...
  2. Fazer isso de forma sistemática, preferencialmente diária.
  3. Ser cuidadoso em relação aos valores e à correta classificação de cada lançamento.

Melhores softwares e programas de fluxo de caixa

  • Bkper. O Bkper é um software de fluxo de caixa que oferece outras ferramentas além do controle de fluxo de caixa, veja abaixo algumas:
  • SIS Controle. ...
  • RP Controle Financeiro. ...
  • Hábil Empresarial. ...
  • Gestão Click. ...
  • Programa Nex. ...
  • MasterCaixa.

O fundamental é que você tenha registrado tudo o que entra e sai do caixa, com uma descrição cuidadosa de cada item. Depois, você pode somar os valores das entradas por forma de pagamento: dinheiro, cheques à vista e a prazo, cartão de débito, cartão de crédito à vista e parcelado e transferência bancária.

O que deve conter no livro caixa?

  1. Data da transação.
  2. Breve histórico do registro.
  3. Débito (entrada de dinheiro).
  4. Crédito (valor que saiu do caixa da empresa).
  5. Saldo atual.

Em um livro caixa, todas as páginas devem ser numeradas; Não podem haver linhas em branco ou rasuras; Todo livro caixa deve conter um termo de abertura e um de fechamento; Os registros devem ser colocados em ordem crescente de data.

Como fazer o fechamento de caixa

  1. Primeiro passo: registre o saldo inicial do caixa. O fechamento de caixa já começa na abertura, ou melhor, antes mesmo do expediente começar. ...
  2. Segundo passo: registre todas as entradas e saídas. ...
  3. Terceiro passo: confira todos os valores. ...
  4. Quarto passo: conclua o fechamento de caixa.

Quais são os tipos de fluxo de caixa?

  • Fluxo de caixa operacional. Refere-se ao fluxo gerado pelas receitas e despesas de uma empresa em determinado período. ...
  • Fluxo de caixa direto. ...
  • Fluxo de caixa indireto. ...
  • Fluxo de caixa livre. ...
  • Fluxo de caixa descontado.

O primeiro passo é entender que controle de caixa registra as movimentações financeiras da empresa, isso quer dizer, o saldo atual. Já o fluxo de caixa, que também faz esse registro, permite que as entradas e saídas de dinheiro sejam previsíveis, o que ajuda no planejamento da empresa.