Como fazer contação?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Como se tornar um contador de histórias?

  1. Conte a história como se conta uma boa fofoca. ...
  2. Escolha histórias das quais você goste. ...
  3. Memorize a narrativa da história. ...
  4. Use o livro. ...
  5. Utilize objetos de apoio. ...
  6. Lembre-se da entonação de voz. ...
  7. Peça ajuda para seu pequeno ou pequena. ...
  8. Assista a vídeos de contação de histórias.

E aqui estão algumas delas.

  1. Dica número um: limite-se a um personagem principal. ...
  2. Dica número dois: use os três atos. ...
  3. Dica número três: escreva toda a história em uma tacada só. ...
  4. Dica número quatro: mantenha um caderno de ideias. ...
  5. A quinta e última dica: valide sua ideia!

Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.

Faça um cenário
Com um bom livro e conhecendo o que diz a trama, você pode montar um ambiente para contar histórias. Pode ser um cenário feito de cartolina, papel crepom e colagens, ou ainda um teatrinho de papelão para a utilização de fantoches ou bonecos que vão ajudar a encenar a história.

Conte histórias diversificadas
Além de diferentes formas de viver, ser e fazer. Selecione livros e histórias que terão impacto positivo no aprendizado das crianças, mas também na motivação. Uma boa dica é ouvi-las. Veja quais são as histórias que elas mais gostam, como preferem ouvir e o porquê.

Recursos de contação:

  • Varal de histórias: Consiste em imprimir as páginas da história, ou apenas suas figuras, e ao contar a história a professora vai prendendo as folhas no varal. ...
  • Mala de histórias: ...
  • Avental de histórias: ...
  • Teatrinho de fantoches: ...
  • Histórias Sonoras:

3 dicas para conduzir roda de conversa na Educação Infantil

  1. 1 Inicie com uma canção para que eles se preparem. Cante uma música alegre e divertida, que eles possam se movimentar com as mãos, virar a cabeça e outras ações. ...
  2. 2 Faça uma breve revisão de tudo visto. ...
  3. 3 Dê uma lição curta e temática, usando diferentes materiais.

Tem-se como precioso, o estímulo da oralidade e imaginação oferecido na Educação Infantil, pois a mesma amplia as possibilidades de apreender valores e auxilia na construção de sua identidade. O professor é o mediador entre o livro e a contação, que leva a criança a explorar sua imaginação e sua realidade.

Atente-se à entonação e ao ritmo da narrativa. Mostre as ilustrações para as crianças. Elas podem reagir a determinados personagens com gestos, movimentos, imitações e palavras. Ouça e considere, mas não demore para voltar à leitura a fim de não perder o ritmo e o encadeamento da narrativa.

Use fantoches coloridos: Para prender a atenção da criança, escolha fantoches coloridos e atraentes, como os de animais, que costumam ser muito populares entre elas. Interaja com a criança: Durante a contação da história com os fantoches, faça perguntas à criança e peça que ela interaja com os personagens.

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.

Todas as histórias devem ter personagens convincentes e memoráveis, como pessoas com falhas, personagens com traços únicos e personagens com objetivos e motivações interessantes. O que torna esses personagens cativantes é que eles se sentem como pessoas comuns.

A história é feita por gente como nós, por gente em quem nós votamos e escolhemos como líderes. A história é feita de pequenos atos, de grandes feitos, de atrocidades e de heroísmo. A história é viva e está em ação!

Cinco perguntas para saber seminha história é boa

  1. 1) Comece do começo.
  2. 2) O problema do incidente inicial.
  3. 3) Os obstáculos trazem desenvolvimento para o personagem.
  4. 4) Coesão entre as partes.
  5. 5) Finais e reviravoltas.

A narrativa é anterior à escrita, pois as primeiras formas de contar histórias eram geralmente orais combinadas com gestos e expressões. Além disso, alguns arqueólogos acreditam que a arte rupestre pode ter sido um meio de contar histórias de e para muitas culturas antigas.

Decida do que a história vai tratar.

  1. Faça um brainstorming de ideias. ...
  2. Escreva sobre situações estranhas ou engraçadas que você já viveu, sem se preocupar em deixá-las cômicas por enquanto. ...
  3. Ambiente a história em um cenário vívido e que o público consiga imaginar. ...
  4. Pense na mensagem que você quer passar com a história.

Desse modo, destacamos a importância do professor acompanhar as mudanças que ocorrem no contexto social da criança com histórias que, além de estimular a imaginação, despertem o pensamento crítico para as situações da atualidade, pois assim, as experiências com as histórias infantis podem contribuir de forma mais ...

substantivo feminino [Popular] Ação de contar, de narrar, de dizer histórias, geralmente se refere a histórias que são contadas a crianças ou trabalhadas em sala de aula. Ato de contar, de calcular, de medir uma quantidade; contagem. Etimologia (origem da palavra contação).

Cada história carrega consigo uma lição, um ensinamento, que as crianças devem aprender e respeitar ao longo de suas vidas. É também contando e ouvindo histórias que resgatamos nossas memórias culturais e afetivas, fundamentais para descobrir quem somos e como lidamos com os outros.

Continuar lendo O que é uma contação?