Como fazer compressa de salmoura no piercing?

Perguntado por: ibrites . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Para isso, você precisará de 1 colher de café de sal marinho e 100ml de água destilada, mineral ou purificada morna. Umedeça uma gaze estéril e fazer uma compressa por aproximadamente 7 a 15 minutos. Neste tempo, troque a gaze durante algumas vezes.

A compressa: Coloque a ampola em banho maria e deixe esquentar até passar do ponto morno, retire, molhe uma gaze com o soro morno e deixe em cima de sua perfuração por 15 minutos (molhe com mais soro morno caso esfrie ao ponto de temperatura ambiente).

Para otimizar o processo de cicatrização é fundamental que o paciente siga as orientações do profissional especializado que realizou o furo, como, por exemplo, higienizar o local, mantê-lo arejado e seco, além de desinfetar a região e aplicar um creme cicatrizante, caso seja prescrito.

A salmoura é uma solução de sal em água, que na charcutaria tem a intenção de preservação, intensificação de sabor e alteração de umidade dos alimentos, em especial das carnes. É muito mais rápida que a cura seca e carrega o produto com grande umidade e sabores de temperos adicionados à salmoura base.

1 a 2 meses: Lóbulo (orelha). 2 a 4 meses: Lábio, Bochecha e Sobrancelha. 6 a 8 meses: Septo (nariz), Cartilagem da orelha. 6 a 12 meses: Nuca, Mamilo, Umbigo, Aba no nariz, Cartilagem da orelha, Piercing no Tragus (orelha).

Inflamou, e agora? Os cuidados acima ainda devem ser mantidos, adicionando mais uma etapa imprescindível: utilização da salmoura. A salmoura é uma solução de 100ml de água filtrada com uma colher de chá de sal. Ao misturar, umedeça uma gaze ou algodão com esta solução e deixe na perfuração por 15 minutos.

Trata-se de uma mistura de água filtrada e morna com sal, que tem por objetivo acelerar o processo de cicatrização de ferimentos, especialmente àqueles causados por piercings. Sendo assim uma opção muito utilizada para cicatrizar o furo e impedir que infecções se desenvolvam na região.

Sim, pode utilizar gelo no local, mas o ideal é procurar atendimento medico para realizar uma reavaliação e avaliar se existe necessidade de utilizar outros medicamentos.

Lave bem o local com soro e sabonete antibacteriano, utilizando um cotonete ou gaze para evitar inflamações da área perfurada. Retire qualquer resíduo do local, cuidando para não bater. Utilize um cotonete seco para retirar a umidade.

Segundo o artigo da UFP, é fundamental tomar alguns cuidados logo após a perfuração. O mais recomendável é aplicar creme antisséptico nas primeiras 48 horas e, ainda, evitar expor o piercing ao sol nos primeiros dias.

Prefira usar um sabonete antisséptico como o Protex. Lave bem as mãos antes de mexer na joia. Mexa na joia, com cuidado, é normal aparecer alguma secreção ou vermelhidão.

Mantenha sua rotina de higiene. Tente suportar a dor para lavar e higienizar seu piercing de furo, seja na orelha ou em outra região do corpo, mas não deixe de manter a área limpa, pois a inflamação pode piorar.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Durante o processo de cicatrização, você não deve brincar, tocar ou apertar o local da perfuração. Toque no local apenas durante procedimento de limpeza da perfuração, nada mais que isso.

Para preparar, basta colocar duas colheres de sopa de sal em um copo com água morna, deixe dissolver e faça bochechos.

A salmoura ainda é utilizada para quando há uma inflamação nos músculos, usando água com sal também, mas nesse caso aqui leva-se essa mistura para aquecer em fogo baixo, desligando quando o sal começar a escurecer, então usa-se uma toalha para pegar essa mistura e aplicar suavemente no local com a inflamação.

Quando uma pessoa ingere sal, a retenção de líquido é uma consequência que faz a pressão subir. Este processo é realizado pelo rim, mas o órgão demora horas ou até um dia para causar este efeito com a água e o sal no organismo.

Não mexer ou girar sua joia!
A única coisa que você consegue ao girar ou mexer no seu piercing recém feito é sabotar sua própria cicatrização, prolongando os efeitos do processo inflamatório natural da cicatrização (dor, vermelhidão e inchaço).

Quando a ferida já está fechando e cicatrizando, diminuem as células inflamatórias, com isso pode restar a sensação de coceira. Pode parecer estranho, mas a coceira é o sintoma mínimo da dor. Quando a dor já foi embora a coceira pode começar. Uma dica de ouro é: NÃO COÇE!

Não girar o piercing até cicatrizar.
"NUNCA se deve girar o piercing ou movimentá-lo de um lado para o outro. A zona perfurada foi agredida - realizar um percing não passa de uma agressão na pele - e necessita de estar o mais estável possível para cicatrizar correctamente.

Durante o tempo de cicatrização, faça a assepsia por no máximo duas vezes ao dia.

  1. Lave bem as mãos;
  2. Com um cotonete ou uma gaze, faça uma compressa no local com soro fisiológico gelado;
  3. Retire qualquer resíduo da joia com cuidado;
  4. Encoste um cotonete seco para retirar a umidade.