Como fazer coleta de raspado de unha?

Perguntado por: dcapelo6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Instruções de coleta

  1. Faça assepsia com álcool isopropílico a 70%
  2. Lesões subungueais: com o auxílio de uma cureta com a extremidade afiada, realizar um raspado na placa subungueal afetada, da borda da unha ate a região mais interna, coletando as escamas mais profundas.

Raspados. , o raspado é obtido dos túneis suspeitos, colocado imediatamente na lâmina com óleo mineral e recoberto por uma lamínula; o achado de ácaros, fezes ou ovos confirma o diagnóstico. Contudo, o resultado negativo da raspagem não descarta a escabiose.

O “clipping” ungueal é um exame bastante utilizado na Dermatologia, onde a borda livre da unha é cortada com tesoura ou cortador apropriado.

Fungos podem se manifestar como manchas na pele, às vezes brancas ou até vermelhas, com crescimento lento, descamação nas bordas e sensação de coceira, podem aparecer como fissuras entre dedos dos pés ou até como áreas de pequenas bolhas”, explica.

Sem cor: a palidez da unha pode ser sinal de problemas como anemia (deficiência de ferro), doença do fígado, má nutrição ou até insuficiência cardíaca. Brancas: quando estão maioritariamente brancas, com os rebordos mais escuros, existe a possibilidade de problemas a nível do fígado, como hepatite.

Lâmina ou prato ungueal: é a parte que vemos da unha e estende-se desde a matriz até a porção livre. Possui consistência dura, está localizada sobre o leito ungueal e não tem coloração.

O teste molecular para identificação de fungos
A utilização do sequenciamento de DNA permite identificar o fungo causador da infecção diretamente na amostra de tecido fixada ou não em formol, sem necessidade de crescimento em meio de cultura (veja eletroferogramas nas páginas a seguir).

Os raspados devem ser profundos até se observar sangramento capilar e realização de diversos locais. Os raspados devem ser superficiais, já que o ácaro cava túnel no extrato córneo da epiderme e devem cobrir áreas extensas, pois pode ser difícil encontrar esse ácaro.

Raspagem de pele
Esse procedimento é realizado para diagnosticar diversos tipos de problemas, tais como a presença de ectoparasitas, e para fazer culturas bacterianas. O exame é feito por meio de uma raspagem com uma lâmina em uma área específica da pele e depois segue para análise.

O raspado de pele é um dos primeiros exames a ser realizado na presença de lesões cutâneas, ele é últil para os diagnósiticos das sarna demodécica, sarcóptica, notoédrica e otodécica, e algumas micoses (sabendo que este exame não possibilita a identificação de gênero ou espécie no caso de fungos).

Lesões secas e descamativas: Raspar delicadamente nas bordas das lesões, com o auxílio de um bisturi e recolher o material em placa de Petri. Se as bordas não estiverem bem definidas, raspar toda a lesão. Raspar as lesões mais recentes quando estas forem multiplas. Procurar obter o máximo de material possível. .

Neste exame, usa-se um swap para colher uma pequena amostra na vagina inferior. O procedimento é indolor e o resultado fica pronto entre 2 a 3 dias. A cultura de secreção vaginal é muito utilizada no diagnóstico de infecções microbianas.

Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.

Jejum alimentar de 8 horas. Antes da coleta, não fazer exercícios pesados por 24 horas, incluindo andar de bicicleta. Não manter relações sexuais ou masturbações 2 dias antes da coleta de sangue. Após exame de toque retal e/ou ultrassom transretal, aguardar 2 dias para fazer a coleta de sangue.

Fazer a higiene da região genital apenas com água e sabão. Desprezar o primeiro jato urinário e colher o restante, o suficiente para encher o recipiente adequado. Fazer a entrega do material no laboratório até 1h após a coleta. Caso não seja possível, acondicionar o recipiente em um saco com gelo.

Em partes iguais, misture: álcool (70%), água oxigenada (10 volumes) e vinagre branco. Aplique a solução sobre as unhas com a ajuda de um algodão e deixe agir por 15 minutos. Aplique duas vezes ao dia até que a infecção melhore.

Fungos necessitam de acidez para que se reproduzam, portanto, proteínas animais, gorduras e carboidratos simples, alimentos que podem deixar o organismo mais ácido, devem ser evitados.

A micose de unha, conhecida como onicomicose, é causada principalmente por dermatófitos, os mesmos fungos responsáveis pelo frieira ou pé de atleta. O fungo da unha do pé é o mais difícil de curar de todas as infecções por fungos.

COMPARTILHE: A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura.

A cor das unhas saudáveis, geralmente, têm um aspecto branco transparente, levemente rosadas. Mas elas podem mudar de cor ou ficar manchadas, o que pode indicar doenças. Essa alteração se chama cromoníquia e pode ser causada tanto por agentes externos como por condições do próprio organismo.