Como fazer cócegas em gatos?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Existem três áreas-chave para fazer cócegas nos gatos: o queixo, as bochechas e a base da cauda, onde os gatos têm glândulas olfativas que liberam feromonas.

Tenha foco nos pontos fracos. Os lugares mais prováveis de uma pessoa sentir cócegas são as solas e dedos dos pés e nas axilas. Sempre comece por aí. Em seguida, descubra se a reação da vítima é igual na barriga, cintura e ao redor do torso, atrás dos joelhos, nuca e orelhas.

A sensação de cócegas está relacionada à sensibilidade da pele. Isso quer dizer que quem não sente cócegas pode ter a pele pouco sensível, ou então um controle impressionante da sensação de pânico e das gargalhadas que costumam acompanhar as cócegas.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

Gato mordendo: pode ser amor
Mas calma, não só de raiva se vive o gato. Alguns gatos usam a mordida como uma forma de comunicação amorosa, assim também pode ser a resposta do gato quando ele está recebendo nosso carinho e nos retribui com uma mordida leve como demonstração de afeto.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Essa é a forma que alguns gatos encontram de mostrar que estão confortáveis e completamente relaxados no local ou na presença de determinada pessoa. Se ele faz isso próximo de você, fique contente, pois é um sinal de que ele confia e se sente bem ao seu lado. Alguns podem até ronronar enquanto afofam.

Você sabia que não são apenas gatos e cachorros que sentem cócegas? É isso mesmo! No reino animal há outros mamíferos que adoram uma cosquinha. As espécies mais conhecidas são gorilas, orangotangos e ratos.

coceguinhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Arthur inventaram juntos. David tentou outras ideia. juntos.

As plantas dos pés são a zona do corpo humano mais sensível às cócegas. As cócegas nos pés provocam sensação de irritação, razão pela qual é nos pés que se consegue com mais facilidade obter reação da pessoa a quem se fazem cócegas.

Toque especial
A pele inteira possui terminações nervosas, mas algumas regiões possuem mais delas: é o caso das plantas dos pés. Por isso, ao serem estimuladas, elas geram tanta cócega!

Ele pode sofrer fraturas, danos irreversíveis à coluna cervical e até hemorragia intracraniana nesse movimento. Essa pode ser uma ótima maneira de fazer seu filho gargalhar. Não exagere! Faça cócegas pausadamente, deixando o bebê respirar tranquilamente e tomando todo cuidado para que ele não engasgue.

Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar. Medo.

Esse gesto já mostra o afeto que ele tem pelo seu dono, mas também está relacionado à marcação de território. Essa marcação é feita através do feromônio produzido pelas glândulas localizadas em diversas partes do corpo, incluindo a região temporal, base da cauda e redor dos lábios.