Como fazer choque térmico nos pés?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos.

É a terapia chamada contraste em que usa a aplicação alternada de compressas frias e quentes para contrair e dilatar seguidamente os vasos sanguíneos, aumentando a circulação no local afetado. A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

A prática é relaxante, alivia o estresse e o cansaço, estimula a circulação sanguínea e suaviza os pés. Quando preparado com sal grosso, também reduz o inchaço.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico.

Aplicar bicarbonato nos pés pode ajudar, assim como a esfoliação. Ao remover as células mortas, você hidrata e diminui a possibilidade das rachaduras aparecerem. O bicarbonato de sódio também pode agir como fungicida, evitando o aparecimento de micoses e infecções que podem facilitar o aparecimento de rachaduras.

O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo.

A dica das especialistas é, ao sentir dor, colocar os pés em uma bacia com água quente porque isso causa uma dilatação dos vasos e relaxa a musculatura.

Sair de um ambiente muito quente e entrar num lugar muito frio (ou vice e versa) é basicamente a explicação do que pode causar um choque térmico na prática. Quando uma pessoa passa por uma mudança brusca de temperatura, pode sofrer alguns danos corporais.

O tratamento por choque térmico, esclarece Carlos, consistiria na exposição do crânio a um aquecimento capaz de produzir um tipo específico de proteínas capazes de reduzir o avanço dessas doenças.

TRATAMENTO: Se os sintomas apareceram ao mudar de um ambiente quente para um frio, deve-se secar a superfície do corpo da criança e aquecê-la com roupas adequadas; se de um ambiente frio para um muito quente, retirar o excesso de roupas com rapidez.

Ajuda a reduzir o estresse
Só de colocar os pés na água morna já é possível sentir uma ótima sensação de relaxamento. Experimente fazer um escalda pés com sal. Quando o ingrediente é incorporado à água, há uma melhora da bioeletricidade do corpo. Isso auxilia na redução dos níveis de estresse.

Tente levantar os pés e aplicar gelo durante 20 minutos de cada vez. – Massagear suavemente os pés pode ajudar a relaxar os músculos tensos e aliviar a dor. Tente usar uma bola de tênis para massagear a planta dos pés. – O uso de sapatos que oferecem bom amortecimento podem ajudar a reduzir a dor nos pés.

Preparo une água morna, sal grosso e alecrim ou camomila
Ponha tudo em uma bacia e mergulhe os pés por 20 minutos. Após o banho, aplique esfoliante nos pés e faça movimentos circulares, friccionando o produto na pele. Para ativar a circulação, aplique um creme relaxante com mentol nas pernas e pés.

Além de relaxar, esse tratamento pode restabelecer o equilíbrio físico e também emocional. E você pode intensificar o seu escalda-pés adicionando óleos essenciais e até mesmo bolinhas de gude ou grãos, para massagear. Outro benefício é o fato de ativar a circulação e ajuda a desinchar a área dos pés e tornozelos.

É possível preparar escalda-pés com sal grosso e óleos essenciais aromáticos e terapêuticos, como o capim-limão, por exemplo, que é indicado como harmonizador e relaxa a mente cansada, ou a lavanda, usada como calmante natural.

Reduz o inchaço das pernas: Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés ajuda a diminuir o inchaço provocado pelo acúmulo de líquido. Atuando tanto nas pernas como nos pés, promovendo sensação de bem-estar.

Esfolia a pele dos pés
Além de eliminar bactérias e agentes nocivos presentes na pele, o vinagre de maçã é ótimo para prevenir o surgimento de inflamações, como as que são causadas por calos, feridas e pelos e unhas encravadas.

O escalda-pés consiste basicamente em mergulhar os pés em um recipiente com, aproximadamente, 3 litros de água morna, na altura do tornozelo, e pode estar com ervas e/ou óleos.